Quero compartilhar uma situação preocupante que afeta a comunidade de Tocantinópolis. Parte do trecho duplicado da rodovia TO-126 foi novamente interditado para manutenção da rede de abastecimento de água, que é gerida pela empresa BRK.
Infelizmente, essas manutenções são freqüentes no mesmo local, levantando dúvidas sobre a eficácia dos serviços prestados. Como oposição, temos lutado para obter uma cópia do contrato de concessão entre a BRK e a prefeitura, a fim de ter acesso às informações contidas nele, como as contrapartidas que a empresa assumiu em relação ao abastecimento de água e esgoto no município, porém, nunca conseguimos ter acesso a esse contrato.
Atualmente, enfrentamos altos custos em nossas contas de água, incluindo uma taxa de 80% sobre o valor do consumo para a coleta de esgoto, que sequer é tratado. É um verdadeiro absurdo, e ficamos perplexos com a falta de manifestação das demais autoridades constituídas pelo voto diante dessa situação.
Acreditamos que a solução ideal seria a prefeitura assumir a responsabilidade pelo abastecimento de água e esgoto, garantindo que os moradores paguem um valor justo, condizente com a realidade econômica de nossa região. Mesmo sem conseguir ter acesso ao contrato acima citado, é notório que a BRK não está cumprindo com esse contrato, haja vista não se ver investimentos adequados no município, pois os consumidores pagaram também pela instalação da rede de esgoto em suas residências. São cobranças absurdas que obrigam os munícipes a pagar através das contas. A maioria não sabe a quem recorrer e não tem condições de entrar com ações judiciais que são caras e demoradas.
Vamos continuar pressionando por transparência e melhores serviços, buscando uma solução que atenda às necessidades da nossa comunidade. Juntos, podemos fazer a diferença!