Presidente da Adapec Recebe Comitiva de Produtores Rurais de Figueirópolis

Data do post: 20/04/2017 17:28:20 - Visualizações: 100

Uma comitiva de produtores rurais do município de Figueirópolis acompanhada pelo prefeito Fernandes Martins Rodrigues, vereadores e o Deputado Estadual Cleiton Cardoso foi recebida na tarde desta quinta-feira, 20, pelo presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, para debater sobre a restrição de aglomerações de equídeos em eventos abertos. 

Adapec-TONa oportunidade a equipe técnica da Agência explanou sobre a atual situação no Mormo na região, bem como as ações desenvolvidas pelo órgão para controle da doença.

Durante a reunião o presidente Humberto Camelo explicou que sobre a proibição para realização de eventos agropecuários aberto, a Adapec está cumprindo uma determinação judicial, e destacou a importância do controle e erradicação da doença no estado. “Nosso objetivo é retomar o status sanitário de livre do Mormo, por isso, estas ações de controle e fiscalizações que estão sendo realizadas nos municípios onde houve focos da doença e naqueles limítrofes são essenciais para erradicarmos esta zoonose no Tocantins”, ressaltou o presidente.

Adapec-TOOs técnicos da Adapec responderam as diversas perguntas dos produtores e vereadores sobre o Mormo e as formas corretas de realizar eventos com segurança. O grupo reivindicou autorização para realização de um evento agropecuário fechado, denominado Prova de Argola e foram orientados a cadastrarem o evento na Adapec e realizarem com antecedência todos os exames exigidos pela legislação, dentre estes, o de Mormo. O presidente colocou a Agência a disposição para realização de palestras para produtores rurais no município de Figueirópolis.

O Deputado Estadual Cleiton Cardoso disse que o evento de Prova de Argola é uma tradição do município e uma prática esportiva que movimenta a economia, por isso, defende que a doença seja erradicada o mais breve possível.



Fonte: Adapec-TO