Casa De Apoio Do Governo Atende 12 Mil Pessoas De Janeiro a Agosto De 2020

Data do post: 14/09/2020 17:46:53 - Visualizações: 127

Setas-TOEm 2019, o Governo do Tocantins, por meio da Setas, atendeu 21.588 pessoas.

Amizade, carisma, acolhimento, são alguns sentimentos sempre presentes nas histórias contadas por pacientes de hospitais públicos e acompanhantes hospedados na Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani. “A equipe é muito atenciosa e são carismáticos, tanto que fiz amigos e sempre que venho a Palmas passo na Casa para vê-los”, declarou a hóspede Edna Maria Silva Pacheco, de Colinas do Tocantins, que acompanha o tratamento de saúde da mãe, Edleuza Silva Pacheco. “Ano passado minha mãe fez cirurgias no Hospital Geral de Palmas (HGP) e fiquei hospedada na Casa por 28 dias. Aqui é ótimo, o ambiente cheio de árvores e sempre bem arejado. Além disso, é bem perto do HGP, a gente pode até ir a pé”.

Emoções semelhantes foram relatadas pela hóspede Josefina Francisca Pereira, 54 anos, ao falar da instituição. Ela mora em Santa Rosa do Tocantins e está tratando um câncer de mama. “Fui muito bem recebida e também fiz amizade na Casa. A instalação é muito bem organizada e aconchegante. Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade que me foi dada aqui” afirmou.

Com capacidade de atender, diariamente 126 pessoas, a Casa de Apoio é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Durante o ano de 2019 foram atendidas 21.588 pessoas, e este ano, de janeiro a agosto a Casa já realizou 12 mil atendimentos. No momento 30 pessoas estão hospedadas.

Localização

A Casa de Apoio fica a 200 metros do HGP, o que facilita o acesso. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instalação também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

O secretário da Setas, José Messias Araújo, afirmou que a continuidade dos trabalhos na Casa de Apoio, durante esses meses de pandemia da Covid - 19, foi uma determinação do governador Mauro Carlesse. “A equipe da Casa de Apoio intensificou esforços e cuidados para que pudéssemos continuar recebendo os pacientes e seus acompanhantes para dar continuidade aos tratamentos de saúde”, afirmou o gestor.

Cuidados intensificados

Durante a pandemia da Covid -19 os cuidados com higiene das instalações físicas na Casa também foram redobrados. “Para intensificar os cuidados com a higiene, instalamos um lavatório de mãos na entrada e quem chega já pode lavar mãos e braços”, informou a gerente da instituição, Elizângela Sardinha.

Hospedagem 

Os pacientes de hospitais públicos de Palmas, pessoas que moram no interior do Tocantins e até mesmo de outros estados da região e que utilizam os hospitais públicos de Palmas contam com uma atenção especial do Governo do Estado nesse momento em que mais precisam. Além da hospedagem, na Casa, recebem gratuitamente, três refeições diárias, além de apoio psicológico e espiritual.

Estrutura

A estrutura física da Casa é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas.

Endereço: 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01. Telefone: 3218 2465.

 



Fonte: Setas-TO