Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Civil Estuda Firmar Termo de Cooperação Técnica de Atuação na Ilha do Bananal

Data do post: 04/10/2019 16:57:04 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TO Representantes das forças de segurança (Polícia Civil e Polícia Militar) apresentaram na última quarta-feira, 02, uma proposta de cooperação técnica de policiamento na Ilha pelos estados do Mato Grosso e Tocantins. A apresentação foi feita em conjunto com membros do Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Mato Grosso, Funai e líderes indígenas das aldeias Carajá e Javaé localizadas na Ilha do Bananal.A reunião aconteceu no município de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso.

Durante as discussões foi proposto um termo de cooperação entre as instituições policiais de ambos os estados para atuação na região da Ilha, bem como um Termo de Cooperação entre os poderes judiciários do Tocantins e Mato Grosso para que haja maior efetividade e celeridades das questões que demandarem atuação daqueles órgãos. Além disso, foi sugerida a criação de um Conselho de Segurança – CONSEG e capacitação da comunidade local e líderes indígenas para atuação no referido conselho.

De acordo com o delegado Hismael Tranqueira, de Lagoa da Confusão, município que conta com três aldeias indígenas em seu território, a proposta da parceria visa uma melhor atuação da polícia investigativa nas aldeias indígenas. “Assim, por ser mais próxima, a polícia civil do Mato Grosso faria a investigação e demais diligências nos enviando posteriormente os trabalhos realizados para comunicarmos o juízo local”, ressaltou.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO