TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Governo do Tocantins Promove Treinamento Sobre a Raiva e Doença da Vaca Louca Para Inspetores e Fiscais do Órgão

Data do post: 07/10/2019 13:49:02 - Visualizações: (295) Imprimir

Adapec Tocantins Cerca de 40 inspetores e fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participam do Treinamento sobre o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros e da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da vaca louca, entre os dias 7 e 9 de outubro, em Palmas. O objetivo é atualizar conhecimento e nivelar ações que são executadas pela instituição na prevenção e controle das doenças.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Emerson Cavalcante, o curso contribui para que os profissionais discutam a legislação; agreguem mais informações a respeito da identificação de morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva da zona rural; reconheçam abrigos desta espécie e estejam mais preparados para atuar no foco.

“Estaremos mais preparados para atuar na educação sanitária e conscientização quanto à importância de o produtor rural vacinar o rebanho contra a raiva, bem como colaborar com o controle da doença, que é o nosso objetivo”, explica José Emerson, acrescentando que no Tocantins foram registrados 50 focos de raiva em 2018 e 12 de janeiro a setembro deste ano, dados considerados dentro da normalidade.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que esse é o 3º treinamento realizado sobre o tema em 2019, e que nele está abrangendo servidores da regional de Palmas, Porto Nacional, Pedro Afonso e Paraíso. “Estamos cada vez mais engajados nas ações de controle da raiva dos herbívoros, pois o intuito é controlar o número de casos da doença nos animais domésticos para evitar riscos e prejuízos econômicos para o produtor rural, e temos conseguido”, afirmou.

Vale lembra que o Tocantins mantém o status de risco insignificante para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).

O curso tem a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Programação

Nesta segunda-feira, 7, estão sendo discutidos o contexto geral sobre a enfermidade, prevenção e controle; principais características dos morcegos hematófagos e colheita de material para raiva e EEB. Na terça-feira, 8, segue os debates sobre EEB, legislação e vigilância, entre outros. Na quarta-feira, 9, o curso é encerrado com aula prática sobre colheita de material.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.