TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Governo Contribui com a Campanha Outubro Rosa com Ações da Casa de Apoio

Data do post: 15/10/2019 13:27:29 - Visualizações: (367) Imprimir

Setas-TO Se olhar para se cuidar são atitudes de quem se ama. Ajudar, cuidando das pessoas, é ação realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), que hospeda, diariamente, entre 80 a 126 pessoas, na Casa de Apoio, núcleo de apoio a acompanhantes e pacientes internados nos hospitais públicos de Palmas.

A hospedagem é oferecida gratuitamente a um grande número de pacientes que tratam o câncer de mama. De janeiro de 2019 até o momento 560 paciente foram hospedados na Casa de Apoio, para o tratamento de câncer de mama. 

A paciente Fábia Cristina Alves, 49, é de São Felix do Xingu, Pará, a 787 km de Palmas,desde 2013 vem realizando o tratamento de um câncer de mama, no Hospital Geral de Palmas. Ela conta que registrou em um caderno livro, com fotos e escritos contando a sua historia de vida, momentos de luta, força, apoio e vitórias. “A Casa de Apoio foi essencial, primordial porque na verdade a gente não tinha nem onde ficar. Estava com um câncer já avançado e os médicos disseram que eu tinha apenas seis meses de vida, mas decidiram fazer o tratamento”, conta.

Fábia conta também que quando chegou  na Casa Vera Lúcia  recebeu carinho e apoio. “É muito ruim você estar numa cidade e não ter para onde ir. Chega em casa ter uma cama para deitar, lençol limpinho, atendimento das assistentes sociais  e de todos os que trabalham aqui . A casa de apoio é muito importante para nós, muito maravilhosa”, diz feliz.

“Nesse momento em que a gente fala sobre câncer se sente rejeitada. Aqui a se sente valorizada, apoiada. Recebe outras atenções além da alimentação, sobre o que a gente deve comer e o que não devemos”, conta sorrindo. “Muito importante se sentir útil, se sentir valorizada”.

A hóspede falou também das melhorias na estrutura física ocorridas, em 2019, com o apoio do Governo do Tocantins e das doações feitas por voluntários. “Antigamente a gente não tinha nem ventilador e hoje já temos ar condicionado. O apoio religioso dado na casa é muito importante porque é o que nos dá força para lutar e acreditar que é possível vencer a doença”, afirmou.

Setas-TO Outra que também está em tratamento do câncer de mama é Anália Coelho Barros, 69, do município de Sandolândia. Ela agradeceu os cuidados recebidos na instituição, contou que vinha duas vezes por semana para realizar o tratamento, e por meio de uma amiga conheceu a Casa de Apoio. “Aqui um carro leva a gente e traz de volta, e temos ar condicionado para não ficar expostos ao calor. Pra todo lado que a gente vai recebe apoio, é uma benção”, afirmou.

Ações

Na Casa de Apoio as pessoas contam com uma atenção especial do governo do Estado no momento em que mais precisam. Para proporcionar segurança, conforto e a proximidade dos familiares com os pacientes internados, ou mesmo àqueles que receberam alta médica e ainda não voltaram para a sua cidade de origem, o governo oferece acomodação na Casa de Apoio. Os hóspedes são selecionados nos hospitais públicos de Palmas e encaminhados pelas assistentes sociais para a hospedagem.

Além da hospedagem, a instituição também fornece as principais refeições para pacientes e acompanhantes.  Somente de janeiro a setembro deste ano, a Casa atendeu mais de 16 mil pessoas vindas do interior do Tocantins e até mesmo de outros estados.

Além da acomodação, a casa promove serviços de apoio aos internos como orientação psicológica, pedagógica, assistência social e um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, atividades religiosas, contação de histórias e até minicursos de crochê e bombons artesanais, um meio de oportunizar lazer, aprendizado e apoio espiritual, aos internos, durante o tempo de hospedagem. Os hóspedes são selecionados nos hospitais públicos de Palmas e encaminhados pelas assistentes sociais.

Estrutura

A Casa de Apoio está localizada a cerca de 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP). A instituição foi entregue à população em 18 de abril de 2006, e desde então já hospedou mais de 230 mil pessoas vindas dos 139 municípios tocantinenses e também de outros estados. Sua estrutura física é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela.

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.