Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Cerca de 3.500 Cursos Profissionalizantes Foram Oferecidos Pelo Governo Nesse Ano

Data do post: 18/10/2019 18:27:59 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Os cursos gratuitos são oferecidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com os municípios. Com a conclusão  dos cursos desta semana  já são 3.475 tocantinenses beneficiados com o projeto, desde maio até esta sexta-feira, 18. No total foram atendidos 53 municípios, com os cursos de profissionalização.  Entre capacitações e atendimentos, o Governo do Tocantins beneficiou 13.214 pessoas.

Os cursos ofertados são na área da beleza, para designer de sobrancelhas, maquiagem e cabeleireiro, panificação solidária, e artesanato. O objetivo central é apoiar o desenvolvimento profissional de famílias beneficiárias dos programas de transferências de renda. A carga horária dos cursos é de 40 horas.

Mais municípios

Nesta semana a caravana dos cursos de capacitação esteve em mais dois municípios e capacitou 150 pessoas na região central do Tocantins. Os municípios atendidos foram Santa Rosa e Novo Jardim.

Setas-TO Os instrutores da Setas também enxergam com bons olhos a empolgação dos alunos. Segundo a instrutora do curso de panificação, Luzirene Soares Pinto, a capacitação profissional vem transformando vidas. “Tenho o contato de todos os meus alunos, que estão sempre me contando sobre o que aconteceu de bom em suas vidas, depois da capacitação, além de emprego e renda. Mais da metade dos meus alunos estão trabalhando na área, em empregados ou como autônomos”, conta.

Parceria com os municípios

O secretário da Setas, José Messias de Araújo, explica que o Governo do Estado, por meio da Setas, disponibiliza os profissionais e os municípios os materiais e o local para realização dos cursos, por intermédio das secretárias municipais de assistência social. “Essa parceria entre a Setas com as prefeituras, dentro da gerencia de Inclusão Produtiva da pasta, tem como objetivo atender o público do Programa Bolsa Família (PBF) e demais empreendimentos de economia solidária", reforça ele.

Fonte: Setas-TO