TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Debate Financiamento de Mamografias Pelo SUS

Data do post: 20/10/2019 02:15:45 - Visualizações: (1717) Imprimir

Divulgação/Governo de São PauloObjetivo é estender o financiamento para exames feitos em mulheres entre 40 e 49 anos.

A Comissão de Seguridade Social e Família promove audiência pública nesta terça-feira (22) para discutir a forma de financiamento de mamografias pelo SUS. O pedido para o debate é das deputadas Carmem Zanotto (Cidadania-SC) e Tereza Nelma (PSDB-AL).

Elas lembram que a Lei 11.664/08, que estabeleceu ações para prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, dispõe sobre a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

As deputadas alertam, porém, que uma portaria de 2013 determinou o financiamento com recursos diretos do governo federal apenas para mamografias realizadas em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

De acordo com Zanotto e Nelma, os exames realizados em mulheres com idade entre 40 e 49 anos (faixa etária não incluída nas diretrizes de Ministério da Saúde para o rastreamento da doença) seriam pagos com recursos repassados mensalmente aos municípios para o custeio dos procedimentos de média ou alta complexidade, conforme as prioridades locais.

"Desse modo, as secretarias municipais de saúde, além de outras prioridades, passaram a ter de arcar com o custo das mamografias em mulheres com idade entre 40 e 49 anos, sem receberem, adicionalmente, recursos destinados ao específico custeio desse exame", lamentam as deputadas.

Foram convidados para o debate representantes do  Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems); do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); do Ministério da Saúde; do Observatório de Oncologia; e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

A audiência pública ocorre nesta terça-feira, às 14 horas, em plenário a definir, com transmissão interativa.

Fonte: Da Redação - GM

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.