Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Palestras Abordam Interação Entre Atuação Policial e Comunicação Corporativa e Comunitária

Data do post: 21/10/2019 20:50:28 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TO A primeira edição do Edição do Programa de Qualificação de Gestores de Segurança Pública, tendo como tema Comunicação & Imagem Institucional reuniu dezenas de profissionais ligados às Forças de Segurança em atuação no Estado. O evento, organizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), aconteceu na manhã desta segunda-feira, no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, em Palmas. A proposta é ampliar a programação com outros eventos com temáticas como: gestão de pessoas e formação de equipe, gerenciamento de crises, gestão orçamentária, entre outros.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, ao longo de 10 meses, será implementado um programa de capacitação de gestores que vai abordar diversas áreas em diversos temas diferentes. “Começamos com a Comunicação, que é um tema extremamente importante e faz parte da rotina da Segurança Pública”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, a proposta do primeiro encontro é qualificar os integrantes das Forças de Segurança no que diz respeito aos atendimentos aos profissionais da Comunicação. “Nossas ações em regra repercutem na mídia, em regra a sociedade tem interesse em saber o que acontece precisamos preparar os profissionais para saber lidar corretamente com a imprensa, como entender a questão da informação e da comunicação institucional”, afirmou.

Segundo a diretora de Políticas de Segurança da SSP-TO, Mariana Rodriguez, é importante a utilização de técnicas de gestão como habilidades necessárias a quaisquer profissionais de segurança pública. “O objetivo dessa capacitação é viabilizar os instrumentos e debates necessários para qualificar essas práticas uma vez que, além de suas missões institucionais, estes atuam na maioria das vezes como gestores de suas organizações", afirmou.

Palestras

Secretaria de Segurança Pública-TO Iniciando as atividades, o palestrante Guilherme Miziara falou sobre os objetivos da comunicação institucional e no atendimento à imprensa, devendo-se evitar vícios de linguagens, a utilização de siglas, termos técnicos e palavras estrangeiras em sua fala, uma vez que o receptor da mensagem pode não compreender ou entender de outra maneira. “A palavra é metade de quem pronuncia e metade de quem escuta”, afirmou.

Ainda nas técnicas no repasse de informações por meio de entrevistas, o palestrante reforçou a importância da preparação para o atendimento aos profissionais da comunicação em entrevistas. “É preciso tomar cuidado com expressões que não interessam ou de passar uma idéia de arrogante sem querer ser”, ressaltou.

Na segunda palestra a professora Cláudia Ticom, que também é policial civil elencou temas como o processo de produção da notícia mediante teorias da comunicação como agendamento ou de assuntos pertinentes no momento e o enquadramento noticioso, que busca um recorte de palavras, ideias, expressões e adjetivos que promovem uma abordagem que moldam um determinado acontecimento. A palestrante ressaltou ainda que o agente de segurança precisa levar em consideração a imagem institucional das instituições na qual representam com posturas e falas apropriadas. “Precisamos tomar cuidado para que a imagem da instituição seja a mais positiva possível, uma vez que trabalhamos com temas difíceis”, afirmou.

Ainda em sua fala, a palestrante ressaltou a importância de se trabalhar o alinhamento do discurso institucional, a preparação de interlocutores e porta-vozes, como também na implementação do discurso oculto, que leva as informações acerca da imagem institucional do órgão ou corporação para que ele seja rapidamente entendido e absorvido pelos profissionais da imprensa e a população em geral.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO