TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Por Requerimento de Dorinha Comissão do Fundeb Recebe Ministro da Educação

Data do post: 26/06/2019 20:36:26 - Visualizações: (4599) Imprimir

Foto: Alex Ribeiro A Comissão Especial de elaboração da Proposta de Emenda à Constituição 15.2015, que trata da revisão do Fundo Nacional de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), recebeu nesta terça-feira, 24, o Ministro da Educação Abraham Weintraub.

A relatora da PEC 15.15, deputada federal Professora Dorinha (Democratas TO) avaliou positivamente a vinda do ministro para formalizar a proposta do MEC ao novo Fundeb.

“Foi um avanço, pois estou como relatora desta PEC deste a legislatura anterior e o executivo nunca tinha formalizado uma proposta concreta, fazendo um enfrentamento, apresentando preocupações, mas também mostrando um compromisso com a educação básica e dizendo até onde pode ampliar suas responsabilidades no financiamento e melhoria da qualidade", afirmou Dorinha.

O MEC defende seis pontos como fundamentais que devem constar na PEC: fortalecimento do regime de colaboração entre União, Estados e Municípios; aumento do aporte de recursos para a educação básica; fim das desigualdades na distribuição dos recursos para os municípios; incentivos à melhoria dos indicadores; fortalecimento do monitoramento de aplicação dos recursos.

Weintraub defende em especial que o novo aporte de recursos federais deva estar atrelado às novas regras de avaliação de resultados. “Entre outras coisas, eu pediria encarecidamente que fossem exigidos melhoras nos indicadores de resultado, e que o Estado tenha o compromisso de ter em suas práticas cobrar dos municípios políticas para melhorar a educação, a universalização das pré-escolas e da creches”, afirmou.

A audiência com o ministro encerrou a fase de Audiências Públicas do Plano de Trabalho. No conjunto das duas legislaturas foram realizadas 42 audiências com todos os órgãos federais envolvidos com educação, planejamento econômico e fiscalização, além de instituições representantes de diversos segmentos da educação brasileira. Os próximos passos serão reuniões técnicas com os parlamentares que sugeriram alterações e a finalização do  substitutivo a ser apresentado para debate e votação na Comissão Especial do Fundeb.

Sobre o Fundeb

O Fundo Nacional de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) foi criado em 2007 com vigência até 2020 e se tornou a principal fonte de financiamento da educação básica do país. Com a proximidade do encerramento do Fundo, parlamentares se mobilizam para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição 15/2015, que prevê a revisão do Fundeb.

A proposta apresenta diversas modernizações na lei baseadas em três eixos centrais: tornar o Fundeb permanente; ampliar o percentual de contribuição da União; alterar o sistema de distribuição dos recursos entre os estados e os municípios. A PEC 15/15 é de autoria da deputada Raquel Muniz (PSD/MG) e tem como relatora a deputada Dorinha.

Fonte: Ascom/ Gabinete Deputada Dorinha (DEM/TO)

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.