Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Segurança Pública Conclui 2ª Etapa da Coleta de Perfis Genéticos de Reeducandos do Sistema Prisional

Data do post: 31/10/2019 13:47:11 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TO Em cumprimento às diretrizes da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos – RIBPG, mantida pelo Governo Federal, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, concluiu nesta semana a segunda etapa do cronograma de Coleta de Perfis Genéticos de reeducandos masculinos do sistema prisional do Estado. Realizada pelo Instituto de Criminalística, unidade vinculada à Polícia Científica da SSP, a coleta foi realizada na Casa de Prisão de Paraíso do Tocantins, município da região central do Estado e a 60 quilômetros de Palmas.

Nesta fase, foram extraídas amostras biológicas de 94 condenados por crime doloso contra a pessoa, de natureza grave, e crimes hediondos, que cumprem pena na Casa de Prisão Provisória de Paraíso do Tocantins. Treze peritos criminais, dentre componentes do Grupo de Trabalho para implementação das coletas nas unidades prisionais do estado e da Diretoria de Perícia Criminal, foram responsáveis pelos procedimentos de extração.

Segundo a diretora de Perícia Criminal, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima – que também participou da coleta –, serão realizadas ainda novas etapas em unidades prisionais do interior do Tocantins para o atendimento das metas definidas pelo Governo Federal. “Em maio, durante a primeira etapa realizada na Capital, foi possível avançar nas metas estabelecidas pelo Governo Federal para o Tocantins, quando ultrapassamos em 50% o previsto para o Tocantins em coletas no primeiro semestre de 2019. Já estamos trabalhando para a realização de novas etapas no interior do Estado, para alcançarmos o número de 500 amostras definidas para o Tocantins no ano”, destacou a diretora.  

Na oportunidade, três papiloscopistas do 5º Núcleo Regional de Papiloscopia, de Paraíso do Tocantins, realizaram, ainda, a coleta de impressões digitais dos reeducandos.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO