TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Sine Tocantins é o Terceiro Mais Efetivo do País em Setembro

Data do post: 01/11/2019 14:11:18  Imprimir

Setas-TO Entre todos os estados do Brasil o Sistema Nacional de Empregos do Tocantins (Sine/To) foi o terceiro que mais contribuiu para a colocação de trabalhadores no mercado de trabalho em setembro de 2019. Para se obter a taxa de efetividade dos Sines é estabelecida uma relação entre o total de trabalhadores colocados pelo Sistema e o total de admitidos no mercado de trabalho formal de forma geral.

No mês de setembro deste ano, 8,05% das admissões no mercado de trabalho formal no Tocantins se deram por meio da política de intermediação de mão-de-obra do Sine/To. Em relação ao mesmo período do ano anterior (setembro/2018) houve um aumento de 0,41 pontos percentuais.

Em valores absolutos, o Sine/To colocou, no mês de setembro/2019, 472 trabalhadores no mercado de trabalho formal. Ou seja, mais que estados como Paraíba (465), Piauí (101) e Maranhão (283).

De acordo com o diretor do Sine/To, José Alberto (Gordo) sua equipe tem buscado inúmeras parcerias e estratégias para se aproximar do empresariado, oferecer capacitação profissional aos trabalhadores e diminuir as distâncias entre quem quer empregar e aqueles que precisam de uma ocupação: “Durante todo o ano de 2019 o Sine/To esteve entre os mais efetivos do país e isso é um reflexo das ações do Governo Estadual para recuperar a nossa economia e também de estratégias para atender as necessidades dos nossos dois públicos; empresários e trabalhadores”. Explica o diretor.

Em 2019, nos postos do Sine/To, foram realizados 225.151 atendimentos que passam por emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamentos para vagas de emprego (33.546 encaminhamentos), captação de vagas (7.048 vagas oferecidas à população), entrada no seguro desemprego (31.107 inscrições), capacitação e orientação profissional entre outros serviços.

Todo o empenho do Governo do Estado resulta em histórias de sucesso como a de Jéssyca Rodrigues contratada por um empreendimento recém instalado em Palmas como operadora de caixa. Jéssyca estava há quatro meses em busca de um emprego e considera que o apoio do Sine foi fundamental para sua efetivação na vaga. “Buscar um emprego por meio do Sine tem uma grande vantagem em relação a bater de porta em porta, eles te mandam com uma carta de recomendação e te auxiliam em todo o processo, desde a orientação para elaborar um currículo até como se apresentar em uma entrevista e seleção”. Declara a jovem.

Sobre o Sine

O Sine Tocantins está ligado à Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e tem a missão de elaborar e implementar políticas públicas de emprego e combate ao desemprego . Entre suas ações o Sistema disponibiliza aos empregadores suporte gratuito para todo o processo de intermediação de mão de obra.  Para tanto conta com um banco de dados atualizado contendo o perfil dos trabalhadores em busca de emprego, além de salas e equipes preparadas para entrevistas e seleções.

Dentre os serviços oferecidos para o trabalhador estão cadastro e encaminhamento a vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, orientações e procedimentos de acesso ao seguro desemprego, capacitação e qualificação profissional.

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.