Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Palestra Aborda Benefícios da Cirurgia Robótica na Cura do Câncer de Próstata

Data do post: 05/11/2019 19:16:11 Imprimir -  Compartilhar

Assembleia Legislativa do Tocantins Realizada na manhã desta terça-feira, 5, na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins, a palestra fez parte da agenda de eventos da Casa, iniciada às oito horas com a celebração de missa para promover a campanha Novembro Azul.

A abertura do evento ficou por conta do presidente da Casa, o deputado Antonio Andrade (PTB), que alertou aos homens sobre a busca de atendimento médico o mais cedo possível, com vistas a prevenir maiores complicações em caso de diagnóstico positivo.

“É importante fazermos a prevenção e, especialmente, não termos medo de enfrentar os exames. Sabemos que a conscientização é o primeiro passo, buscando informações ou participando de palestras esclarecedoras como esta do Dr. Ricardo Ferro, que gentilmente veio contribuir com nossa campanha do Novembro Azul”, alertou o presidente.

Segundo o especialista, o procedimento robótico é um tipo de cirurgia laparoscópica, feita com pequenos orifícios, em geral na barriga. Os movimentos são realizados pelos braços do robô, que ficam sobre o paciente, enquanto o cirurgião os controla.

“Essa técnica foi desenvolvida para realizar cirurgias cada vez mais complexas de forma menos agressiva possível”, esclareceu o urologista. Entre as vantagens, destacam-se a precisão dos movimentos, a redução dos cortes, a diminuição da perda de sangue, do tempo de recuperação e mais rápida cicatrização.

Conforme o especialista, depois do câncer de pele, o de próstata é o mais diagnosticado no sexo masculino. Por meio da campanha, milhares de vidas vêm sendo salvas, principalmente pelo diagnóstico precoce, responsável por até 90% de cura. De acordo com as estatísticas, só neste ano (2019) são estimados 70 mil novos casos de câncer de próstata.

A palestra contou também com o depoimento do jornalista aposentado Belmiro Gregório, que recebeu o diagnóstico há dez anos. Nesse período, passou por cirurgias tradicionais, tratamento de quimioterapia e cirurgia robótica, feita pelo Dr. Ricardo Ferro.

“O procedimento foi um divisor de águas no tratamento. Desde então, minha família e eu fizemos o compromisso de divulgar o uso dessa tecnologia, que tem salvado muitas vidas”, declarou o jornalista.

De acordo com os dados, existem cerca de 50 robôs habilitados para esse tipo de cirurgia em todas as regiões do país.

No entanto, a única desvantagem da cirurgia robótica é o custo, que deve ser reduzido com a chegada de novas máquinas e pela concorrência, já que até este ano esse tipo de robô está sendo produzido por uma única empresa.

Perfil

Ricardo Ferro nasceu em Palmeira dos Índios, Alagoas. Após formar-se em Medicina, foi aprovado no Concurso de Residência Médica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lá cursou Cirurgia Geral, Cirurgia Vídeo Laparoscópica e Urologia.

Em 2007, tornou-se Mestre em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFMG. No ano seguinte, foi aprovado para o Doutorado na mesma instituição. Em 2009, foi aprovado em primeiro lugar para a única vaga de urologista da Polícia Militar do Distrito Federal, onde hoje exerce o cargo de Major Médico e Chefe da Clínica de Urologia do Centro Médico.

Após vários cursos e treinamentos, incluindo o Global Robotics Institute (Prof. Vipul Patel) no Florida Hospital, tem se dedicado à Cirurgia Robótica em Urologia.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins