Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Bombeiros Militares Tocantinenses Garantem Boa Participação no Senabom

Data do post: 17/11/2019 21:34:47 Imprimir -  Compartilhar

Corpo de Bombeiros Militar-TO Os bombeiros militares do Tocantins participaram com destaque do XIX Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), em São Luís – MA, realizado entre os dias 12 e 14. O evento reuniu militares de 17 estados do país para uma série de atividades, entre elas as esportivas, como o Bombeiro de Aço e o Aquathlon, as provas técnicas como Salvamento Aquático e a busca por Certificação Nacional de Cães de Busca em Áreas Colapsadas, bem como a apresentação de Palestras, Artigos Científicos e Reunião dos Comandantes-Gerais dos Corpo de Bombeiros Militares e Polícias Militares. Em todas elas os tocantinenses estiveram presentes.

O coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante geral do CBM-TO, elogiou a participação dos integrantes da corporação. “Nosso objetivo é propiciar que nossa tropa vivencie novas experiências, novos parâmetros e novos desafios em cenários que são próprios da atividade bombeiro militar, buscando sempre a superação de seus limites”, afirmou.

Quanto ao resultado final, o comandante destacou que, “seja no bom resultado ou no mal, vitória ou derrota, estaremos sempre juntos àqueles que se propuserem representar nosso CBM-TO. Contem com seu comando”.

Garra e fôlego

A prova do Bombeiro de Aço é a que exigiu preparo dos participantes, por ser totalmente de ação. Nela, os militares competem simulando ações de salvamento extremo e, do começo ao fim, o esforço físico anda no limite. A competição contou com onze bombeiros militares tocantinenses em quatro categorias diferentes.

Os competidores eram Fernanda, com a 22ª e Marineide, 36ª posições na Geral Feminino; João 22ª, com a posição Geral Masculino; Lopes, 25ª; Judáh, 26ª; Gilmar, 27ª; Nelson, na 38ª e Facundes, na 46ª.

Na água

Corpo de Bombeiros Militar-TO O Aquathlon o também exigiram de seus participantes. Realizado na Praia de São Marcos, na Praça dos Pescadores, a competição teve como representante do CBM tocantinense o tenente coronel Cleber José Borges Sobrinho, ficando na nona colocação. A modalidade teve corrida de 1km na areia, mais 1km de natação no mar e de novo mais 1km de corrida na areia. O Cleber ainda participou da Corrida com Nadadeira, conquistando a quarta colocação. Cleber também apresentou palestra nacional com o tema A Segurança Bombeiro Militar nas Maratonas Aquáticas e mais dois artigos científicos.

O major Luiz Antônio Soares da Silva também apresentou artigo científico, com o tema Sistema de Prevenção à Afogamentos do Estado do Tocantins. O major se embasou nos dados obtidos durante a temporada de praia no estado para contextualizar o tema.

Demais

Também teve participação destacada, a reunião dos comandantes-gerais defendendo os direitos dos bombeiros e policiais militares, bem como melhores investimentos na segurança, qualidade dos trabalhos da corporação e investimentos nas estruturas.

Ainda no SENABOM, o bi-nômio Mollo – Sky (sargento Raphael Mollo e a cadela Sky), conquistou para o Tocantins a primeira e única Certificação Nacional de Busca em Áreas Colapsadas. O feito foi muito festejado e elogiado pelos bombeiros militares.

“Estamos orgulhosos e felizes com esse resultado. É o sinal de que estamos no caminho certo e queremos aqui parabenizar a todos pela excelente participação no evento”, concluiu o coronel Leandro.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar -TO