Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Sine de Palmas Terá Atendimento Exclusivo Para Pessoas com Deficiência Nesta Sexta-feira, 29

Data do post: 26/11/2019 16:05:47 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO O Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO), unidade de Palmas, nesta sexta-feira, 29, terá atendimento focado exclusivamente no Dia D – Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação acontece no Sine Central, localizado na Quadra 104 Sul, ACSE-1, Conj 03, SE 03, Lt 25 (próximo ao Camelódromo), de 8h às 14h; e nas demais unidades do Sine no Tocantins o atendimento será normal com foco na conscientização do Dia D.

A ação realizada conjuntamente pelo Ministério da Economia e o Sine é um mecanismo eficiente para aproximar as pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir cotas de inclusão, previstas na Lei N° 8.213/91, que assegura que todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2% e 5% das vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência.

“As ações do Dia D são voltadas para o diálogo com as empresas, para aproximar e colaborar com as metas que as empresas precisam cumprir; ao mesmo tempo que buscamos inserir o maior número de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho”, afirmou o secretário Messias Araújo, da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Segundo o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Tocantins tem em sua população, entre 18 e 64 anos, 62 mil pessoas com deficiência (PCD) e reabilitados do INSS; no entanto, empresas e trabalhadores ainda encontram muitas dificuldades para firmar o contrato de trabalho.

O diretor do Trabalho, José Alberto, afirmou que o Sine não mede esforços para a sensibilização dos empresários no sentido de oportunizar vagas de trabalho às pessoas com deficiência. "No Tocantins, desde 2014 o Dia D já foi responsável pela inserção de 748 trabalhadores no mercado de trabalho; são pessoas com deficiência e com condições de desenvolverem essas atividades", ressaltou.

A assessora técnica da reabilitação profissional do INSS, Marcela Prados Veras, disse que as empresas precisam ser conscientizadas da importância do papel social que elas têm na inclusão do reabilitado. "Não só os diretores das empresas, mas também os funcionários que vão se relacionar com o reabilitado, precisam estar preparados para recebê-lo; pois ainda há muito preconceito", apontou ela.

Dia D

O Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência (PCD) e Reabilitados vem fortalecer as políticas de empregabilidade para PCD´s, possibilitar a aproximação entre trabalhadores e empresas, e incentivar estas pessoas a voltarem para o mercado de trabalho.

Os empresários interessados em participar do evento podem procurar o Sine central de Palmas ou obterem mais informações pelos telefones: 3218-1970 e 3218-1971. Já os trabalhadores com deficiência que buscam uma vaga no mercado precisam se dirigir ao Sine Central munidos de documentos pessoais, Carteira de Trabalho e o número do Programa de Integração Social (PIS).

Fonte: Setas-TO