Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Núcleo do Consumidor da DPE Aborda Direitos e dá Dicas a Fim de se Evitar Endividamentos

Data do post: 26/11/2019 16:16:25 Imprimir -  Compartilhar

Defensoria Pública-TO Com a proximidade da data de grandes promoções de vendas, conhecida como Black Friday (última sexta-feira do mês de novembro), é preciso estar atento a fim de evitar o endividamento ou até mesmo o superendividamento, quando uma pessoa faz gastos que extrapolam todas as possibilidades de seu orçamento. O alerta é do coordenador em substituição no Núcleo de Defesa dos Direitos do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), defensor público Edivan de Carvalho Miranda.

De acordo com o Defensor, o consumidor deve estar atento aos seus direitos e também analisar as suas condições para a compra, ainda que o produto esteja em promoção. “Comprar o necessário e não o que é fruto de um desejo como consumidor”, disse ele, sobre critérios que podem ser adotados no momento da compra.

Sobre preços praticados no comércio e em vendas online, a orientação é que a pessoa compre o produto ou serviço que ela tenha conhecimento que, de fato, está com o preço abaixo do praticado fora do período de promoção. Isso é possível, segundo o Defensor Público, fazendo um acompanhamento prévio por meio de folhetos das lojas ou sites de acompanhamento de valores praticados por grandes lojas.

As orientações do Nudecon sobre direitos dos consumidores foram repassadas na manhã desta terça-feira, 26, durante entrevista de Edivan de Carvalho Miranda ao projeto Live DPE, com transmissão ao vivo nas redes sociais da Instituição. A cada edição do Projeto, defensoras e defensores públicos respondem a dúvidas enviadas por pessoas que acompanham as redes sociais da Defensoria, bem como abordam temas relacionados aos direitos e atuação da Instituição.

Fonte: Defensoria Pública-TO