Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Presidente Exalta Brigadistas e Fiscais ao Destacar Papel do Naturatins no Comitê do Fogo

Data do post: 26/11/2019 16:50:30 Imprimir -  Compartilhar

Corpo de Bombeiros Militar-TO Ao discursar durante a solenidade de apresentação dos resultados obtidos pelos serviços integrados do Comitê do Fogo em 2019, realizada no auditório do Palácio Araguaia, na tarde desta segunda-feira,  25, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque Cordeiro, enfatizou o árduo trabalho dos brigadistas das Unidades de Conservação e da importância da atuação dos fiscais ambientais para inibir e penalizar o uso irregular e descontrolado do fogo.

“Como o superintendente do Ibama fez com seus brigadistas indígenas, eu quero exaltar o trabalho dos brigadistas do Naturatins, que lutam bravamente contra o fogo nas unidades de conservação e também fora delas no trabalho de integração do Comitê do Fogo”, enfatizou Albuquerque. Também agradeceu o empenho dos fiscais ambientais do Naturatins, que atuaram firmemente para identificar e punir responsáveis pelo uso inadequado do fogo durante o período crítico da estiagem.

Sebastião Albuquerque destacou ainda que é a primeira vez que o governo toma a iniciativa de homenagear e reconhecer o trabalho de todos os que se empenharam em combater o problema das queimadas. “Parabenizo o governador Mauro Carlesse e o vice Wanderlei Barbosa por serem os primeiros governantes a reconhecer o trabalho árduo destes bravos homens e mulheres que estão na linha de frente de combate ao fogo, os brigadistas, os bombeiros e os militares”, frisou.

Ele lembrou ainda que o Tocantins esteve à frente do governo federal, quando em julho editou a portaria 180 do Naturatins, suspendendo as autorizações de queima e proibindo o uso do fogo durante o período de 120 dias. Destacou também que o grande sucesso de todo o trabalho apresentado nesta tarde pelo coordenador do Comitê do Fogo, tenente-coronel Reginaldo Primo, foi fruto do trabalho de integração entre mais de 30 instituições envolvidas neste trabalho. “A integração entre todas as instituições foi muito importante, porque cada uma tem seu papel legal, mas trabalhando juntas ficam mais fortes”, lembrou.

Piracema

Albuquerque afirmou ainda que devido à eficiência da atuação da fiscalização integrada durante o combate às queimadas, o trabalho vai continuar durante o período da Piracema. “Ressalto o trabalho da fiscalização do Naturatins que atuou de forma integrada com os componentes do Comitê do Fogo e já adianto que vamos continuar juntos durante a Piracema. Agradeço aos órgãos que atenderam ao nosso  chamado e se prontificaram a participar de mais esta missão pela proteção dos nossos recursos naturais”, apontou.

Os brigadistas e representantes de todas as instituições que participam do Comitê do Fogo receberam certificados de agradecimento do Governo do Tocantins pelo trabalho realizado em 2019.

Comitê do Fogo

Corpo de Bombeiros Militar-TO O Comitê do Fogo foi instituído pelo Decreto nº. 645 de 20 de agosto de 1998, no sentido de aperfeiçoar as ações de controle e prevenção das queimadas no Estado do Tocantins, adotando estratégias preconizadas pelo Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco). Essa força tarefa busca integrar as instituições, elaborar planos de atuação, coordenar as ações de prevenção combate e fiscalização aos incêndios florestais no estado do Tocantins e contam com a parceria de mais de 30 instituições municipais, estaduais e federais.

Instituições que atuaram no Comitê do Fogo

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Defesa Civil Estadual, Prevfogo/Ibama, Polícia Militar do Tocantins (PM), Corpo de Bombeiros Militar (BM), Ministério Publico Estadual (MPE), 22° BI Exército Brasileiro, Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), Delegacia de Meio Ambiente e Conflitos Agrários (DEMA), Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Guarda Metropolitana Ambiental (GMA), Defesa Civil Municipal, Energisa, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Chico Mendes  de Conservação da Biodiversidade(ICMbio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Secretaria da Educação, Juventude e Esporte (SEDUC), Secretaria da Saúde Estadual (SESAU), Secretaria da Comunicação (SECOM), Centro de  Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CEMAF), Bunge, Instituto Federal do Tocantins – Campus Porto Nacional (IFTO), Tiro de Guerra-Porto Nacional, Capitania Araguaia Tocantins – MB, Associação Água Doce – Taquaruçu Grande e Prefeituras municipais.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar -TO