Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Pessoas com Deficiência Superam Dificuldades e Almejam o Mercado de Trabalho

Data do post: 27/11/2019 13:41:26 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Vitória Ivana, de 22 anos, desenvolveu icterícia com apenas três dias de nascida, o que resultou em déficit de aprendizagem. Ela já trabalhou como recepcionista e deseja muito voltar ao mercado de trabalho. Vitória se considera uma boa funcionária. “Posso receber as pessoas e direcioná-las; já fiz isso, e todos gostavam do meu trabalho”, afirma. Em busca de uma colocação, Vitória vai participar do Dia D pela primeira vez.

O Dia D – Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma parceria entre o Sine e o Ministério da Economia, e atenderá exclusivamente trabalhadores PCD.

Jucivaldo Rodrigues da Silva, de 46 anos, pai de quatro filhos, sofreu um acidente enquanto jogava futebol e ficou com uma lesão na mão que dificulta algumas atividades. Ele busca um trabalho e, embora saiba das dificuldades, acredita que sairá do Sine, na sexta-feira, empregado. “Posso desenvolver várias atividades e tenho disposição para o trabalho. Tenho esperança que consiga algum serviço no dia D”, disse ele, complementando que as empresas precisam abrir mais oportunidades de trabalho para PCD.

A Lei N° 8.213/91assegura que todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2% e 5% das vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência.

A assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Régina Mercês, disse que além da pouca quantidade de vagas abertas, preconceitos e outros fatores comprometem o desenvolvimento do trabalho do PCD. “A falta de acessibilidade é um desses fatores, alguns trabalhadores encontram dificuldades para se deslocarem de suas casas até o local de trabalho; também a falta de capacitação e a forma como o PCD é recebido na empresa pode ser um entrave”, afirmou.

O Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que o Tocantins tem em sua população, entre 18 e 64 anos, 62 mil pessoas com deficiência (PCD) e reabilitados do INSS. No Tocantins, desde 2014 o Dia D já foi responsável pela inserção de 748 trabalhadores no mercado de trabalho.

A gerente de qualificação, capacitação e gestão das unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine/TO), Meire Bezerra, ressaltou que “o Governo do Tocantins, por meio do Sine, durante todo o ano, desenvolve esforços em busca de vagas para as pessoas com deficiência, também promove palestras e visitas aos empresários visando diminuir a resistência quando aos trabalhadores PCD, além de esclarecer sobre as exigências da lei”.

Dia D

O Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência (PCD) e Reabilitados vem fortalecer as políticas de empregabilidade para PCD´s, possibilitar a aproximação entre trabalhadores e empresas, e incentivar estas pessoas a voltarem para o mercado de trabalho.

Os empresários interessados em participar do evento podem procurar o Sine central de Palmas ou obterem mais informações pelos telefones: 3218-1970 e 3218-1971. Já os trabalhadores com deficiência que buscam uma vaga no mercado precisam se dirigir ao Sine Central munidos de documentos pessoais, Carteira de Trabalho e o número do Programa de Integração Social (PIS).

O Dia D, em Palmas, acontece na sexta-feira, 29, das 8h às 14h, na unidade central do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Palmas, localizado na Quadra 104 Sul, ACSE-1, Conj 03, SE 03, Lt 25 (próximo ao Camelódromo), de 8h às 14h; e nas demais unidades do Sine no Tocantins o atendimento será normal com foco na conscientização do Dia D.

Fonte: Setas-TO