TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Caminhada Abre Semana de Conscientização da Pessoa com Deficiência

Data do post: 02/12/2019 17:07:08 - Visualizações: (370) Imprimir

Defensoria Pública-TO Programação segue até sábado, 7, e contará com audiência pública e atividades de lazer no Parque Cimba e Via Lago.

A caminhada da Semana de Conscientização da Pessoa com Deficiência reuniu cerca de 500 pessoas por uma das ruas mais movimentadas de Araguaína chamando a atenção para a questão da acessibilidade e abrindo nesta segunda-feira, 2, a programação do evento promovido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e parceiros, em especial a Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína (ADA) e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD).

Na avaliação do coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac), Pablo Chaer, a adesão foi positiva e fortalece a causa. “Ficamos muito contentes com a quantidade de pessoas que nos apoiaram neste momento transformador na cidade. Acredito que esse número expressivo respalda a luta por dignidade na acessibilidade plena das pessoas com deficiência no município. A semana está apenas começando e esperamos que a reflexão gerada nestes eventos modifique, a longo prazo, a cultura em relação ao respeito dos direitos dos cidadãos com deficiência”, expressou.

Participou da mobilização o vice-prefeito Fraudneis Friomare; vereadores de Araguaína; representantes de organizações civis voltadas à causa; estudantes e população em geral. Alguns participantes foram convidados a realizar o percurso de 1,5 km de olhos vendados e utilizando uma bengala. O membro da Diretoria do Lions Clube de Araguaína, Henrique Teixeira, que participou da experiência sensorial relatou que utilizou dois modelos de bengala e sentiu mais conforto em um modelo com ponteira redonda. Ele disse que planeja estimular que o Clube possa oferecer adaptação de bengalas tradicionais à comunidade.

O pequeno Gabriel, 6, que é um garoto com deficiência física, marcou presença na caminhada ao lado do pai e da mãe. O casal relatou a vivência da família e aproveitou para falar da dificuldade na concessão de cadeiras de rodas infantis. “É um processo burocrático e os equipamentos ortopédicos não atendem às necessidades muitas vezes”, disse o pai Wellington Gouveia.

“Nos sentimos agraciados por abrir a mente com a chegada do Gabriel. Alguns tem uma sensibilidade momentânea, mas nos tornamos melhores quando a gente consegue vivenciar a situação das pessoas com deficiência, que necessitam ser respeitas e ativas na sociedade”, declarou a assistente de professora, Vânia Oliveira Gouveia, mãe do garoto.

Judicialização

Além das ações educativas, está tramitando no judiciário uma Ação Civil Pública (ACP) para garantir o direito fundamental de acessibilidade em um dos principais pontos de lazer de Araguaína, a Via Lago, inaugurada em novembro de 2017. O Nuamac Araguaína aponta na ACP a inexistência de rampas de acesso, pisos táteis e vagas de estacionamento destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência. O pedido judicial é para que a Prefeitura apresente diagnóstico da situação atual, projeto de adequação e cronograma das obras.

Programação

A Semana de Conscientização da Pessoa com Deficiência contará com audiência pública na Câmara de Araguaína (dia 4/12, 14 horas), atividades de lazer no Parque Cimba e Via Lago (dia 3/12, às 16 horas no Parque Cimba e dia 4/12, às 17h30 na Via Lago) e encerramento com apresentações culturais (dia 7/12, às 16 horas no Unitpac), conforme programação:

Dia 03/12, 16 horas - Dia da leitura inclusiva com a realização do III Encontro da Rede de leitura Inclusiva e Acessível no Parque Cimba

Dia 04/12, 17:30 horas – Ginástica funcional na Via Lago

Dia 06/12, 14 horas – Audiência pública, na Câmara Municipal de Araguaína, sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e soluções para a questão

Dia 07/12, 16 horas – Encerramento com apresentação do coral da APAE e Recital de Poesias pelo Grupo Artpalco, no auditório do Unitpac.

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.