Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Inédito: 1º Batalhão de Bombeiros Militar Terá Mulher no Comando

Data do post: 04/12/2019 20:13:52 Imprimir -  Compartilhar

Corpo de Bombeiros Militar-TO Com 15 anos de serviço prestado ao Corpo de Bombeiros Militar, sendo 13 ao CBM-TO e 2 ao CBM-GO, a tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno será a primeira mulher a comandar um Batalhão de Bombeiros no estado. Atual Diretora de Ensino e Pesquisa do CBM, Andreya vai tomar posse na próxima sexta-feira, 06, às 8h30, no 1º BBM, em Palmas.

Oriunda do concurso de 2006, na turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), a tenente-coronel conquistou a única vaga destinada às mulheres à época, com 25 anos de idade. Entre suas funções na instituição no Tocantins, foi Secretária-Geral durante 5 anos e há 6 meses é a atual Diretora de Ensino e Pesquisa. Durante 2 anos, Andreya esteve no Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, para o Curso de Formação de Soldados.

Inspiração

“Sei da responsabilidade que carrego por representar um grupo de mulheres que têm esse sonho de ´chegar lá´. Quando você vê alguém chegar a uma função tão importante, você abre uma esperança pra si mesmo. Que minha posse como comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar sirva como inspiração para outras mulheres”, disse Andreya.

Corpo de Bombeiros Militar-TO A tenente-coronel tem 38 anos de idade, é mãe de três filhos e não nega que há um desafio na execução do cargo e até mesmo um receio quanto à aceitação da sociedade quanto a tê-la no cargo, onde sempre foram os homens a ocupar as funções de comando. Contudo, revela que se formou para chegar a essa posição um dia, e sua posse é fruto de muitos anos de dedicação e estudo. “Não vejo que terei problemas”, assegura.

“O oficial combatente é formado muito mais para o comando de tropas do que para as funções administrativas”, completou a tenente-coronel.

Em sua nova função no 1º Batalhão de Bombeiros, Andreya Bueno vai fazer a gestão de recursos, de efetivo e emprego de equipamentos nas atividades. Sob seu comando estarão 194 militares de quatro companhias e um pelotão, atuando em funções operacionais e administrativas.

Competente

Para o Comandante-Geral do CBM-TO, coronel Reginaldo Leandro da Silva, a tenente-coronel Andreya reúne capacidade técnica e muita competência para estar à frente dessa nova missão. “O 1º Batalhão de Bombeiros em Palmas é a maior unidade no Tocantins e para nós é uma grande satisfação ter uma mulher, pela primeira vez, à frente do comando. Desejamos à tenente-coronel Andreya todo o sucesso. Esse é um momento de celebração para a corporação”, destacou o coronel.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar -TO