TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Sistema de Inspeção Animal é Auditado no Tocantins

Data do post: 06/12/2019 14:12:12 - Visualizações: (529) Imprimir

Adapec Tocantins Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram, entre os dias 2 e 6 de dezembro, uma auditoria de manutenção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) no Tocantins, que é executado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Esta foi à primeira auditoria depois da adesão do Estado ao Sistema, que ocorreu em junho de 2018. 

Da visita, sairá um relatório com apontamentos para melhorias, adequações e oportunidades baseados em um plano de ação. “levamos os técnicos em um laticínio, onde executamos a inspeção periodicamente e em um frigorífico, onde é feito de forma permanente. Acreditamos no nosso gerenciamento e confiamos que tudo esteja dentro do esperado”, disse o gerente de inspeção animal da Adapec, Jean Galleti.

De acordo com o auditor fiscal federal do Mapa, André Brandão Alves, disse que avaliação é positiva e que comprovou ação e evolução. “Ficamos satisfeitos com tudo que vimos, uma equipe dinâmica fortalecendo o Sistema e empresários engajados, já que estando cadastrados têm a prerrogativa de comercializar seus produtos em todo território nacional, agrega valor ao selo de qualificação e aos produtos, gera liberdade de comércio e amplia a oferta dos produtos”, ressaltou.

Atualmente, o Tocantins conta com cinco empresas aderidas ao Sisbi, habilitadas a comercializarem seus produtos de origem animal para todas as unidades federativas do Brasil.

Sisbi

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar. A Adapec, tem equivalência federal no serviço de inspeção, por isso pode certificar empresas com selos de inspeção municipal ou estadual, para expandir a comercialização dos produtos em todo o País.

De acordo com o Mapa, além do Tocantins, já aderiram ao sistema dez estados e o Distrito Federal (Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e o Distrito Federal); 16 serviços municipais e três consórcios de municípios.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.