Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Oferta de Cursos do Governo do Estado Por Meio do Sine Foi Quatro Vezes Maior em 2019

Data do post: 02/01/2020 14:20:31 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Com um crescimento de 436,90% em relação ao ano anterior, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego Tocantins (Sine/To) possibilitou 8.118 capacitações e orientações profissionais aos tocantinenses em 2019, 6.606 a mais que em 2018.

Os cursos e palestras foram oferecidos nas cidades onde existem unidades do Sine como Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Paraíso, mas também nos municípios de Juarina, Miracema, Miranorte e Brejinho de Nazaré graças a parcerias com as prefeituras.

As capacitações visam oferecer orientações práticas para vida profissional e pessoal, bem como dar oportunidade aos trabalhadores de descobrirem e aperfeiçoarem suas habilidades. São cursos que abordam o marketing pessoal, autodesenvolvimento, gestão pessoal e profissional, além de habilidades amplamente solicitadas pelo mercado como técnicas de vendas, procedimentos administrativos e o empreendedorismo.

Segundo o diretor do Sine/Tocantins, José Alberto (Gordo) o crescimento expressivo no número de capacitações em 2019 se deve a dois fatores; a procura dos trabalhadores por capacitação e o empenho da equipe do Sine em todo o Estado para promover os cursos e levar o beneficio a população. “Percebemos que as pessoas se despertaram para a necessidade de aperfeiçoamento constante tanto para entrar no mercado quanto para se manter nele e o papel do Sine foi se desdobrar para atender essa demanda crescente”. Explicou o diretor.

A chefe de cozinha Marta de Souza Ribeiro fez seu primeiro curso no Sine de Palmas, em maio e depois desta experiência não perdeu mais a oportunidade: “Foi o melhor presente que eu poderia me dar naquele momento. Desde o primeiro dia já comecei a ver e sentir mudanças. Na semana seguinte fui dar uma aula ao vivo na televisão e as portas foram se abrindo. Fiz todos os cursos oferecidos depois e eles são fundamentais, pois além de qualificar são excelentes para conhecer pessoas e fazer contatos”. Agradece a chefe.

Marta comenta ainda que os cursos a desafiaram a se tornar empreendedora e que após a oportunidade já elaborou muitos projetos na área de alimentação “Um dos meus projetos começa agora em janeiro e os demais já estão sendo executados”. Comemora a chefe de cozinha.

A aluna é um exemplo de um novo perfil de trabalhador que mesmo tendo uma qualificação inicial entende que precisa continuar adquirindo conhecimento. Segundo um dos instrutores do cursos do Sine, Aeronssaytt Gomes de Oliveira, as capacitações oferecidas no Sistema atendem um  público diversificado que envolve jovens em busca do primeiro emprego, pessoas que já tem um emprego, mas querem empreender, e também aqueles que estão buscando se aperfeiçoar e  expandir seu universo de atuação: “Toda essa diversidade gera um ambiente muito propício ao aprendizado e todos saem ganhando”. Conclui o instrutor.

Para 2020, o Sine planeja oferecer ainda mais cursos e palestras e os interessado podem acompanhar as divulgações pelo site e redes sociais da Setas;  www.setas.to.gov.br, facebook.com/setasto , @setastocantins.

Fonte: Setas-TO