Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Curso de Injeção Eletrônica, Oferecido Pelo Governo, Qualifica Mulheres Para o Mercado de Trabalho

Data do post: 06/02/2020 18:52:35 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Com sala de aula lotada, teve início na quarta-feira, 05, a aula inicial do Curso de Mecânica de Injeção Eletrônica, do Programa Jeito de Mulher, executado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine).  As aulas estão acontecendo nos períodos da tarde e da noite.  O curso de qualificação profissional tem carga de 160 horas aulas, com direito a certificado.

O Jeito de Mulher é direcionado para atender mulheres, preferencialmente de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego e também para aquelas que querem entrar no mercado de trabalho e atuar em profissões tradicionalmente masculinas, a exemplos das profissões de mecânica de injeção eletrônica e mecânica de motos.

A assistente social e instrutora do curso, Rosimeire dos Santos, explicou que, nessa primeira aula, as participantes estão recebendo informações mais voltadas para o empoderamento. “São conhecimentos que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis, informam sobre o atual contexto do mercado de trabalho e sobre o posicionamento da mulher frente à profissões que tradicionalmente eram ocupadas por homens, entre outras abordagens”, informou. Já as aulas práticas terão inicio na segunda semana do curso, quando o as participantes tiverem obtido um conhecimento mais amplo.

Setas-TO Antonia Ferreira Sampaio, uma das alunas que participa do curso, falou da impressão que está tendo na primeira aula. “O curso está sendo excelente. O que está sendo abordado aqui está abrindo muito a minha mente”, afirmou. Sobre a escolha do curso ela disse se identificar muito com a área. “Sou muito curiosa e já faço consertos em celulares. No momento estou desempregada e vi no curso um novo nicho de mercado e uma grande oportunidade de trabalhar”, alegou.

Mirian Karine Castro também está no curso de Injeção eletrônica e achou atrativa a abordagem sobre a inserção da mulher em áreas que tradicionalmente não são do trabalho feminino. “Estou achando interessante, são assuntos voltados para a sociologia, sobre características da mulher e o trabalho feminino”, disse. “É muito importante saber que é direito da mulher escolher a área em que quer trabalhar, como também que há uma história de luta feminina da qual a gente não tem muita consciência, porque às vezes não buscou esse conhecimento”, refletiu.

O secretário executivo da Setas, Thiago Costa, informou que além de oferecer os cursos, com materiais e equipamentos, gratuitamente, o Governo do Tocantins, por meio da Setas,  também se preocupou em garantir um espaço para as mulheres no mercado de trabalho. “A Setas fechou parceria com algumas empresas e as alunas que obtiverem maior rendimento, ao término do curso já sairão empregadas”, garantiu Thiago.

Ação

O Projeto Jeito de Mulher é uma política pública do Governo Federal, com contrapartida do Estado do Tocantins, e gerido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas)/Serviço Nacional de Emprego (Sine), que tem como objetivo a geração de emprego e renda.

Além de participarem do curso gratuitamente, as alunas receberam também o material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança para as disciplinas práticas, além do lanche e vale-transporte.

Fonte: Setas-TO