Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Discute Políticas de Segurança Alimentar em Reunião da CAISAN

Data do post: 07/02/2020 15:26:58 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Com a proposta de articular políticas públicas que promovam a diminuição dos índices de extrema pobreza e insegurança alimentar, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7, na Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) a 12ª reunião da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/TO).

Durante o evento foi discorrido sobre os trâmites para a adesão de municípios ao Sistema de Segurança Alimentar do Tocantins (SISAN) e a definição do calendário anual de reuniões para 2020.

Posse de novos membros

Na ocasião aconteceu, também, a assinatura do termo de posse dos novos membros titulares da CAISAN/TO, que é composta por representantes da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Secretaria da Educação, Juventude e Esporte (Seduc); Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz); Secretaria da Saúde; e Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju).

O secretário estadual do Trabalho, José Messias Araújo, empossado como presidente da Câmara Intersecretarial falou da importância das articulações e de esforços conjuntos com as demais pastas para que o Tocantins possa alcançar números positivos relacionados à segurança alimentar da população.

A secretária executiva da CAISAN/TO, Régina Mercês reforçou a fala do presidente, afirmando que o combate à fome, à pobreza e à insegurança alimentar passa por um esforço de Estado e pela colaboração entre as secretarias. “Na reunião ouvimos diversas vezes os representantes das demais pastas reforçando a necessidade da colaboração e atuação conjunta no combate à insegurança alimentar no Estado; portanto precisamos nos unir”, afirmou.

Corroborando com as opiniões a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, disse que “quanto mais pastas estiverem envolvidas com este tema da insegurança alimentar, mais avançaremos; com esse esforço conjunto só temos a ganhar”, reforçou a secretária.

CAISAN/TO

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, no âmbito estadual foi criado pela Lei 2.400 de 14/09/2010. Tem como atribuições elaborar, a partir das diretrizes emanadas do CONSEA/TO, a Política e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, indicando diretrizes, metas, fontes de recursos e instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de sua implementação; coordenar a execução da Política e do Plano; e articular as políticas e planos de suas congêneres municipais.

Fonte: Setas-TO