TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Conselho Estadual de Segurança Pública Realiza Eleição de Membros

Data do post: 13/02/2020 11:09:55 - Visualizações: (311) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TO Realizado na tarde desta quarta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP – TO), o processo de eleição dos conselheiros representantes de entidades da sociedade civil e de trabalhadores de segurança do Conselho Estadual de Segurança Pública do Tocantins (Conesp-TO). Participaram do pleito sete instituições, sendo cinco de representantes de classe e duas da sociedade civil. Ao final, seis entidades foram eleitas.

Antes do início da votação, realizada pelo voto secreto, a secretária executiva do Conesp e diretora de Políticas de Segurança da Secretaria da Segurança Pública, Mariana Rodrigues da Silva, fez uma breve exposição sobre o Conesp e, logo depois, os inscritos tiveram cinco minutos para exporem os projetos de suas entidades e pedirem voto. Em seguida, o pleito foi realizado sob a supervisão da Comissão Eleitoral formada por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Secretaria da Cidadania e Justiça.

Resultado

Pela sociedade civil, foram eleitas duas organizações:  o Conselho Comunitário de Segurança de Porto Nacional, cuja chapa foi encabeçada pela presidente Ides de Nazaré Ribeiro Neres Souza, e como suplente Mayanne Cristina Rodrigues Muniz;  a Associação de Moradores da Quadra 304 Norte, presidida por Mário Agostinho Coelho Pinto, tendo como suplente Erenal Barbosa da Silva.  

Dos representantes de classe foram eleitos como titular e suplente, respectivamente José Filho e Marcos Aurélio Jacome pelo Sindiperito; major Danilo Argolo e pelo Capitão Arione Glauber Guilherme pela Associação dos Oficiais Militares do Estado do Tocantins (AOMETO); Hugle Carneiro Ivo Dias e Adriano José Vieira pela Associação dos Agentes de Trânsito e Transporte do Estado do Tocantins (AAGTRANSI/TO) e na disputa da categoria Agentes Penintenciários, a chapa da Associação dos Servidores do Sistema Penintenciário do Estado do Tocantins (Assispen) venceu a Associação de Profissionais do Sistema Penintenciário do Estado do Tocantins (Prosipen). A Assispen foi encabeçada  por Abraão Rezende Valença e por Ádamo Tadeu Póvoa Melo.

Para a o major Argolo da Polícia Militar, um dos eleitos, a criação do Conesp e a eleição realizada nesta quarta-feira são de suma importância, pois trata-se de uma iniciativa positiva que em muito vai ajudar na prevenção e no combate à criminalidade em Palmas e em todo o Tocantins. “A união de forças em prol de um bem comum, que é a segurança pública, tem um significado muito importante porque a população vai poder estar mais alinhada e em consonância com as decisões que serão estabelecidas pelas forças de segurança no planejamento de ações e estratégias de combate e enfrentamento a violência e a criminalidade”, ressaltou o oficial da Polícia Militar.

Para o presidente do conselho de segurança da região norte de Palmas, Mário Pinto, a eleição no conselho representa um maior engajamento com a segurança pública e isso resultará em uma maior aproximação da comunidade com as forças de segurança pública, trazendo as demandas e levando os serviços e projetos que serão elaborados da ação em conjunto. Para ele, a eleição dos conselheiros em muito irá contribuir para a melhoria das condições de segurança em todos os bairros da cidade.

Marco

Para a secretária executiva do Conesp, Mariana Rodrigues, a eleição foi um primeiro passo para um processo histórico, um marco para as instituições de segurança pública. "Ter uma instância para se pensar e construir coletivamente as ações no âmbito da segurança pública é muito importante. Pois, trazer todos os componentes do sistema de segurança para uma atuação articulada qualifica planejamentos, permite um acompanhamento efetivo do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e aproxima as instituições das demandas da sociedade e de seus profissionais”, frisou a diretora.

O Conesp

Conselho Estadual de Segurança Pública (CONESp-TO) foi instituído no mês de julho de 2019 e tem como presidente, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.