TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Brasília: Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares Discutem Fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil

Data do post: 13/02/2020 14:57:13 - Visualizações: (220) Imprimir

Corpo de Bombeiros Militar-TO A atuação integrada dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia Legal com a secretaria nacional de Proteção e Defesa Civil foi um dos assuntos deliberados nesta terça-feira, 11, em Brasília (DF), entre os comandantes gerais das instituições e o secretário nacional da pasta, coronel Alexandre Lucas. O evento aconteceu no Ministério do Desenvolvimento Regional, reunindo os CBMs de sete estados, entre eles o Tocantins.

Segundo o coronel Carlos Eduardo Farias, chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CHEM), que representou a instituição no evento, “também foram discutidas temáticas como a necessidade e a importância do planejamento e gestão integrada dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia Legal com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil”.

Conforme o coronel Farias, ainda foram pautados na reunião, aspectos para o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, revisão e atualização das Instruções Normativas vigentes, planejamento de integração e cooperação técnica da Amazônia, criação da Força de integração dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia e do Brasil e a integração com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).

“Nesse evento também discutimos a necessidade de fortalecer o Sistema de Comando de Incidentes, apoio e custeio com verbas federais”, completou o coronel Farias.

Em resposta à solicitação dos comandantes, coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, informou que já foi enviada para a Casa Civil uma proposta de Decreto para  regulamentação da Lei Federal 12.608/2012 (que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, e dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC).

Agenda

No mesmo dia, mas no período da tarde, os comandantes dos Corpos de Bombeiros Militares estiveram no Palácio do Planalto, na cerimônia de assinatura do Decreto Federal que transferiu o Conselho Nacional da Amazônia Legal para a vice-presidência.

No evento, o general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, afirmou que o Conselho tem como funções principais a integração e a coordenação das ações federais na região da Amazônia Legal, incluindo a articulação com a sociedade civil, estados e municípios.

As agendas contaram com a participação dos Corpos de Bombeiros Militares dos estados do Maranhão, Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Pará e Tocantins.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.