TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Adapec Incentiva Produtores Rurais a Utilizarem a Ferramenta Produtor On-line

Data do post: 14/02/2020 12:56:03 - Visualizações: (496) Imprimir

ADAPEC-TO Faz um ano que a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) disponibiliza um novo e mais ágil recurso para atender os interesses dos produtores rurais. Trata-se da plataforma Produtor on-line, disponível no site adapec.to.gov.br, criada para aprimorar os serviços destinados à agropecuária. Nele, o produtor que tenha se cadastrado no escritório da Agência, poderá ter acesso à emissão da Guia de Trânsito Animal (e-GTA), informações contidas na ficha de movimentação de rebanho, entre outros.

De acordo com o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – SIDATO, executado pela Adapec, dos 77.011 produtores rurais com exploração pecuária apenas 7.484, ou seja, 10% utilizam o módulo Produtor on-line. “A ferramenta de fácil acesso desburocratiza e gera mais comodidade ao produtor que poderá entrar no sistema de onde estiver e quando desejar, poupando tempo e diminuindo custos com deslocamentos”, disse o presidente da instituição, Alberto Mendes da Rocha ressaltando que os todos os servidores estão à disposição para orientá-los sobre o uso do recurso.

Para ter acesso, os interessados precisam fazer o cadastro no escritório da Adapec em qualquer município, munidos da documentação pessoal; assinar um Termo de Sigilo e Responsabilidade para obter login e senha. Depois, basta acessar o site adapec.to.gov.br e clicar na aba “Produtor online”. É preciso ainda que o usuário mantenha um saldo pré-pago, que não expira, para gerar a e-GTA.

Em 2019, pelo sistema online foram emitidas 23.833 e-GTAs. Em 2020, de janeiro até o momento já foram 4.270 e-GTAs.

PGAO

Sidato da Adapec é integrado a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), uma ferramenta informatizada, de integração de sistemas com a formação de uma Base de Dados Única (BDU) nacional, de utilização pública, contendo as informações que existem nos 27 Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária do país e da base de dados corporativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Novidades

A Adapec está contando com o apoio da Secretaria da Fazenda e da Agência de Tecnologia da Informação para que nos próximos meses os sistemas sejam interligados e os serviços possam ser ampliados.

Fonte: ADAPEC-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.