Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Incentiva Produtores Rurais a Utilizarem a Ferramenta Produtor On-line

Data do post: 14/02/2020 12:56:03 Imprimir -  Compartilhar

ADAPEC-TO Faz um ano que a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) disponibiliza um novo e mais ágil recurso para atender os interesses dos produtores rurais. Trata-se da plataforma Produtor on-line, disponível no site adapec.to.gov.br, criada para aprimorar os serviços destinados à agropecuária. Nele, o produtor que tenha se cadastrado no escritório da Agência, poderá ter acesso à emissão da Guia de Trânsito Animal (e-GTA), informações contidas na ficha de movimentação de rebanho, entre outros.

De acordo com o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – SIDATO, executado pela Adapec, dos 77.011 produtores rurais com exploração pecuária apenas 7.484, ou seja, 10% utilizam o módulo Produtor on-line. “A ferramenta de fácil acesso desburocratiza e gera mais comodidade ao produtor que poderá entrar no sistema de onde estiver e quando desejar, poupando tempo e diminuindo custos com deslocamentos”, disse o presidente da instituição, Alberto Mendes da Rocha ressaltando que os todos os servidores estão à disposição para orientá-los sobre o uso do recurso.

Para ter acesso, os interessados precisam fazer o cadastro no escritório da Adapec em qualquer município, munidos da documentação pessoal; assinar um Termo de Sigilo e Responsabilidade para obter login e senha. Depois, basta acessar o site adapec.to.gov.br e clicar na aba “Produtor online”. É preciso ainda que o usuário mantenha um saldo pré-pago, que não expira, para gerar a e-GTA.

Em 2019, pelo sistema online foram emitidas 23.833 e-GTAs. Em 2020, de janeiro até o momento já foram 4.270 e-GTAs.

PGAO

Sidato da Adapec é integrado a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), uma ferramenta informatizada, de integração de sistemas com a formação de uma Base de Dados Única (BDU) nacional, de utilização pública, contendo as informações que existem nos 27 Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária do país e da base de dados corporativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Novidades

A Adapec está contando com o apoio da Secretaria da Fazenda e da Agência de Tecnologia da Informação para que nos próximos meses os sistemas sejam interligados e os serviços possam ser ampliados.

Fonte: ADAPEC-TO