Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Parcerias Vão Garantir Estágios Para Alunas do Projeto Jeito de Mulher

Data do post: 11/03/2020 21:06:18 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Em Palmas, o evento de entrega de certificados do projeto Jeito de Mulher celebrou as parcerias firmadas com empresários da capital que oferecerão estágios às alunas qualificadas nos cursos de Mecânica de Motor a Álcool e Gasolina, Pedreiro e Mecânica de Injeção Eletrônica.

Para o diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine) José Alberto (Gordo) essas parcerias são fundamentais para fechar o ciclo de aprendizagem das alunas e explica: “Agradecemos aos empresários que atenderam ao nosso pedido e estão dando essa importante oportunidade a essas mulheres. Agora elas poderão se aperfeiçoar e buscar seu espaço no mercado de trabalho”. Declarou o diretor.

A gerente de oficina da Ferpam, Ana Karoline Lourenço, falou sobre a importância da qualificação profissional e que esse é o diferencial que as empresas buscam: “A Ferpam acredita que a pessoa independente do sexo é capaz de exercer a função para qual se qualifica. O que profissionaliza a pessoas é a prática, por isso apoiamos esse projeto e vamos oferecer um estágio no operacional. A equipe da oficina, atualmente formada apenas por homens, já foi comunicada e está esperando para compartilhar conhecimentos”. Disse a gerente.

Quem também acredita na proposta e oferecerá estágio a uma das alunas do Projeto é a Santa Helena Veículos, representada no evento pelo gerente de pós venda, Carlos Alberto. “Para nós é muito interessante ter mulheres exercendo a função de mecânico, isso gera uma identificação e aproximação com nossas clientes, mas até o momento em todas as seleções que fizemos nunca tivemos nenhuma candidata. Para a Santa Helena Veículos será um grande prazer fazer parte da formação desta aluna”. Comentou o gerente.

Uma das selecionadas para o estágio foi aluna do curso de Mecânica de Injeção Eletrônica, Stânia Dias de Andrade, que comemorou a oportunidade: “Entre tantas alunas jamais imaginei que seria eu a selecionada, mas com certeza vou dar o melhor de mim e não vou perder essa chance de aprender mais dessa área que tanto gosto”. Declarou a aluna. Stânia estava desempregada quando ficou sabendo do curso e foi selecionada para o estágio por ter se destacado na realização de todas as etapas da qualificação.

Durante o evento de certificação desta quarta-feira, 11, no Sine Central de Palmas foram contempladas 14 alunas do curso de Mecânica de Motor a Álcool e Gasolina, 14 da formação em Pedreiro e 15 em Mecânica de Injeção Eletrônica.

Na ocasião, o diretor de micro crédito do Banco do Povo, Gilson Ribeiro Vasconcelos, representou o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo e falou sobre o grande investimento que o Governo do Estado tem feito em qualificação: “Ações como essa solucionam um dos maiores gargalos do mercado de trabalho em nosso Estado, a qualificação. Parabéns a toda a equipe envolvida nesse processo fundamental”. Disse o representante.

Além das entregas de certificados as alunas do Projeto, servidoras e usuárias do Sine foram atendidas com serviços de beleza oferecidos gratuitamente graças a uma parceria com a diretoria de Inclusão Produtiva da Setas.

Nesta quinta-feira, 12, as entregas de certificado acontecerão em Araguaína às 14h na unidade do Sine localizada na Rua 13 de Maio, nº 1804, Centro.

Sobre o Projeto Jeito de Mulher

Setas-TO O projeto foi lançado em 2016 com a proposta de qualificar o público feminino para áreas do mercado tradicionalmente ocupada por homens.

Na primeira etapa foram beneficiadas 210 mulheres e com a segunda etapa iniciada em janeiro deste ano o objetivo é atender mais 225, preferencialmente de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego.

O Projeto conta com recursos de mais de R$ 880 mil do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com contrapartida e execução do Governo do Tocantins, por meio da Setas e Sine. Ao final serão atendidas 435 mulheres.

Os cursos da segunda etapa estão sendo ofertados nos oito municípios onde o Sine tem postos, sendo em Araguatins - Produção de Derivados de Leite (80 horas); Dianópolis - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Instalador de Alarme Residencial (80 horas); Guaraí - Produção de Derivados de Leite (80 horas); Gurupi - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Palmas – Mecânica de Injeção Eletrônica (160 horas); Paraíso do Tocantins - Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Porto Nacional – Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas).

Além de participarem dos cursos gratuitamente, as alunas são contempladas com todo o material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança necessários para as disciplinas práticas, além de alimentação e vales-transportes diários.

Fonte: Setas-TO