Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec e Senar Promovem Curso de Vacinadores Contra Brucelose em Palmas

Data do post: 12/03/2020 12:35:43 Imprimir -  Compartilhar

ADAPEC-TO O Tocantins vacina semestralmente uma média de 380 mil fêmeas bovídeas (bovinas e bubalinas) entre três e oito meses de idade contra brucelose. Para garantir a segurança do aplicador da vacina, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promovem curso para trabalhador no manejo de aplicação de vacina contra a brucelose, em Palmas. O treinamento iniciou nesta quinta-feira e encerra na sexta-feira, 13, com aula prática na Fazenda Agropecuária Sião.

Os ministradores do curso, o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, e o inspetor de defesa agropecuária, Elias Mendes Souza Neto, durante todo o dia abordarão os meios de transmissão da doença, legislação, riscos de contaminação, cuidados, manuseio, conservação da vacina, entre outros. “Discutimos todo o contexto e encerramos com a execução da vacina nos animais, para assegurar que os participantes estejam preparados, pois a vacina é composta de micro-organismos vivos e exige atenção redobrada na aplicação”, avalia Liocádio.

O produtor rural, Delson Amaral Viana, da Fazenda Manaú, município de Lajeado, está participando do curso para ser vacinador do seu rebanho. “É uma oportunidade relevante de aprendizado por completo, que vai gerar economia e facilidade na minha propriedade, além da segurança, já que terei conhecimento e preparo para executar a vacinação da forma correta e seguindo a legislação”, ressalta

O curso é gratuito. Os participantes após serem aprovados deverão buscar a sua habilitação com um médico veterinário da iniciativa privada que esteja cadastrado no Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), para que esse profissional fique responsável pela atuação do novo auxiliar. A vacina contra a brucelose é composta por micro-organismos vivos, por isso, só deve ser aplicada por médico veterinário cadastrado no Programa ou por seu auxiliar também cadastrado na Adapec.

Para quem tiver interesse em participar dos próximos treinamentos deve procurar a unidade local da Adapec do seu município e se inscrever para aguardar o atendimento à demanda.

Campanha

A campanha contra brucelose ocorre semestralmente, a primeira etapa de 1º de janeiro a 30 de junho de 2019 alcançou o índice vacinal de 95,97% com a vacinação de 440.815 fêmeas. Na segunda etapa que ocorreu entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2019, o índice foi de 94,14% com 301.296 bovídeas vacinadas. A declaração da vacinação é obrigatória e deve ser realizada até 10 dias após a compra da vacina.

Fonte: ADAPEC-TO