Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec é Parceira em Treinamento Sobre Uso Correto de Herbicida

Data do post: 13/03/2020 13:36:07 Imprimir -  Compartilhar

ADAPEC-TO A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está colaborando com o treinamento sobre herbicida com ingrediente ativo 2,4-D, promovido pela Associação Brasileira de Produtos Pós-Patente (AENDA) no Tocantins. O curso já foi realizado em Formoso do Araguaia na quarta-feira, 11, e nesta sexta-feira, 13, em Araguaína. O objetivo é conscientizar os produtores e empresários sobre boas práticas agrícolas para aplicação segura do produto.

O Gerente de regulamentação estadual da AENDA, Luís Ribeiro, explica que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa motivou uma força tarefa após reavaliação do ingrediente ativo 2,4-D e que a Associação tem contado com o apoio dos órgãos de defesa estaduais para levar conscientização e conhecimento.

“No município de Formoso do Araguaia o encontro foi um sucesso e em Araguaína não foi diferente, estamos prestando orientações aos trabalhadores e produtores rurais quanto à manipulação e aplicação do produto para evitar intoxicação, bem como impedir que a aplicação do agrotóxico seja desviada para fora da área do cultivo”, disse Luís Ribeiro. O conteúdo está sendo ministrado pelos especialistas, o professor da Unicamp, Luís Carlos Castanheiras e o engenheiro agrônomo, Guilherme Guimarães.

Para o supervisor técnico da área vegetal da Adapec, José Carlos Reis, o evento, que contou com a participação de aplicadores, profissionais da assistência técnica rural, estudantes, técnicos e produtores rurais, foi uma grande oportunidade de desmistificar e esclarecer situações sobre o uso do produto. “O herbicida é bastante utilizado nas pastagens, se usado corretamente é uma ferramenta de extrema importância no controle da ervas daninhas, por isso é importante às orientações que abrangeram o uso correto e recomendado, efeitos que podem causar em humanos, no meio ambiente, entre outros.”, avaliou.

Força Tarefa 

De acordo com a Aenda, a Associação coordena a força tarefa, que é composta por 23 empresas do setor agroquímico. A organização realizará 10 treinamentos presenciais neste ano de 2020 em parceria com os órgãos estaduais de Defesa Vegetal nos estados de Tocantins, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Fonte: ADAPEC-TO