TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Assistência Técnica e Gerencial do SENAR: Transformação e Resultados

Data do post: 17/03/2020 16:27:28 - Visualizações: (392) Imprimir

FAET SENAR No munícipio de Pequizeiro, na propriedade Dois Irmãos, o produtor rural Welyton Rodrigues é um dos beneficiários da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR. O técnico de campo Léo Batista realiza há 07 meses visitas técnicas na propriedade que tem como principal atividade a bovinocultura de leite.

Durante as visitas, são realizadas recomendações de acordo com a realidade da propriedade e do produtor. No caso da chácara Dois irmãos, o técnico trabalhou na gestão das atividades, instalação de piquetes rotacionados, implantação de área da capineira para a estiagem, formulação de concentrado para vacas em lactação e planejamento de volumoso pra época da seca.

Segundo o técnico, com as recomendações adequadas, em pouco tempo eles já colheram os resultados, como a melhoria na qualidade do pastejo e no desempenho produtivo dos animais, além do aumento da produção. “Quando iniciamos a assistência o produtor tirava cerca de 80 litros de leite por dia e tinha uma taxa de lotação de 0,9 animais por hectare, sendo que atualmente sua produção é de 170 litros e a taxa de lotação é superior a 11 animais por hectare. Com ajuste de pastejo, o produtor pôde dar um melhor aproveitamento da área e identificar o desempenho de cada animal individualmente”, comemora.

O Produtor relembra que antes a área da sua propriedade rural não suportava todo o rebanho, sendo necessário alugar pastos no período de estiagem. “Hoje eu tenho uma visão melhor da minha atividade e melhorei minha perspectiva de vida. Quando há empenho de ambos os lados o resultado é questão de tempo”, finaliza.

Fonte: FAET SENAR

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.