Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado Apresenta Ações de Preservação Ambiental no 1º Semestre

Data do post: 09/07/2019 18:33:13 Imprimir -  Compartilhar

Naturatins-TOA Gerência da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), apresentou nesta terça-feira, 9, relatório semestral das atividades do 1º semestre. As ações ocorreram por iniciativa do escritório local e também por meio de parcerias entre o Naturatins e outras instituições.

Durante o 1º trimestre a equipe técnica realizou o diagnóstico das Áreas de Proteção Permanentes (APPs) do Ribeirão Lajeado e seus afluentes na zona urbana da cidade de Lajeado. Também ocorreu à notificação da prefeitura do município, para tomar as devidas providências sobre o assunto. O município atendeu todas as exigências pela Gerência da APASL.

Por meio de visitas técnicas as prefeituras que compõem a APA Serra do Lajeado, Tocantínia , Lajeado, Aparecida do Rio Negro e Palmas,  a Gerência da Unidade de Conservação acordou o Calendário Ambiental – 2019. “Na ocasião visitamos as prefeituras, quando fizemos o alinhamento das atividades. Neste período foi retomado o Projeto Restaura – TO, com levantamento de áreas prioritárias para instalação de parcelas de restauração ambiental, no início do período chuvoso”, esclareceu.

Foram realizadas também palestras nas escolas e blitz educativas sobre a piracema, oficina de reciclagem de pneus, uso racional da água em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, além do plantio e condução de crescimento de espécies nativas do cerrado.

Durante o mês abril foram realizadas reuniões com os cessionários (pessoas que tem permissão para explorar os tanques-rede) do Parque Aquícola Sucupira, para o projeto de criação do peixe surubim. Com destaque para soltura, como forma de repovoamento da espécie no Lago de Palmas.

Em encontro com os cessionários dos Parques Aquícolas Miracema-Lajeado e Sucupira foram discutidas as necessidades de articular parcerias para o bom andamento da atividade e a manutenção do estoque de peixes nativos no Lago de Palmas.

A gerente de Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, Camilla Muniz aponta que estas práticas da Gerência que vem sendo realizadas como ações  positivas de parcerias importantes. Ela destacou ainda, que entre as atividades da APASL, foram realizadas palestras sobre associativismo para os cessionários dos referidos Parques.

Bioarte

No mês de maio, a Gerência apoiou a Associação as Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE) na parceria do Curso de Bioarte, juntamente com a Prefeitura de Lajeado, Ruraltins e Rádio Lajeado FM. A APASL também realizou o curso de formação de Brigada de Incêndios Florestais Comunitária no Assentamento Água Fria II, município de Tocantínia.  E posteriormente foi ministrado o curso de formação de Brigada de Incêndios Florestais no Município de Lajeado.

Ainda em maio, o projeto que tem como objetivo produzir peixes nativos em tanques-rede como alternativa de aumentar a renda dos pescadores  cessionários  do parque Aquícola Sucupira e contribuir com o repovoamento do Lago de Palmas, foi submetido ao edital do Parceria Pública Privada (PPP) Ecos.

No mês de junho, a Gerência participou do curso de Sistemas Agroflorestais oferecido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seagro) em parceria coma Embrapa, além de palestra sobre a APA Serra do Lajeado e Incêndios Florestais em Unidades de Conservação para a Usina Hidrelétrica, Luiz Eduardo Magalhães.

Palestras

O escritório também promoveu palestras sobre incêndios florestais em Unidades de Conservação na Subestação de Lajeado para 180 pessoas com enfoque na aplicação de técnicas de Manejo Integrado do Fogo em propriedades da APA Serra do Lajeado. Ação teve como proposta auxiliar situações de queimada e avaliar se as condições de segurança são adequadas.

Foram aulas teóricas e práticas que fizeram parte das atividades ambientais programadas pelo Núcleo de Manejo Integrado do Fogo do Naturatins. A iniciativa visou reforçar especialmente fatores para evitar focos de incêndio no período de seca, no sentido ter chamar atenção para necessidade de mapear, planejar e executar todas as etapas do processo em horários apropriados, priorizando a segurança.

Fonte: Naturatins-TO