TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar Apoiam os Municípios na Retirada de Famílias de Áreas Inundadas no Bico do Papagaio

Data do post: 18/03/2020 16:06:25 - Visualizações: (397) Imprimir

Corpo de Bombeiros Militar-TO Equipes da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar atuam nos municípios de São Miguel e Araguanã, no extremo norte do Estado, onde as fortes chuvas elevaram o nível dos rios Lontras e Tocantins, deixando mais de 100 famílias desabrigadas ou desalojadas. O apoio chega por meio de veículos e embarcações que auxiliam na retirada dos atingidos pelas inundações ou alagamentos.

Em vários pontos do povoado Bela Vista, que fica no município de São Miguel, as ruas estão submersas e as casas com água no meio da parede. O trabalho dos bombeiros militares ocorre desde domingo, 15, ajudando equipes locais da Defesa Civil Municipal e da Prefeitura.

Segundo a Defesa Civil Estadual, o povoado Bela Vista, que é banhado pelo Rio Tocantins, tem cerca de 100 famílias que tiveram que deixar suas casas, sendo vinte levadas para abrigos disponibilizados pela Prefeitura (escolas e ginásio de esportes), e outras oitenta estão nas casas de parentes e amigos.

“A região teve chuvas intensas nos últimos três dias, e há previsão de que vai continuar chovendo esta semana", relatou o tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, Superintendente da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil Estadual.

O município de São Miguel do Tocantins faz divisa com Imperatriz - MA, e do lado tocantinense as divisas são com Sítio Novo e Praia Norte.

Araguanã

Corpo de Bombeiros Militar-TO Em Araguanã, a situação não é muito diferente. A cidade é margeada pelo Rio Lontras e Rio Araguaia, que também recebeu a influência das águas da chuva e subiu muito acima do seu nível normal. Segundo o tenente-coronel Primo, mais 70 famílias estão fora de suas casas. Bombeiros militares atuam na localidade, juntamente com a Defesa Civil Municipal e servidores da prefeitura ajudando moradores a deixar os pontos alagados e buscar os abrigos disponibilizados pela Prefeitura.Araguatins, Carmolândia e São Sebastião

Há registro de desabrigados também em Araguatins, Carmolândia e São Sebastião. As três cidades ficam às margens do Rio Araguaia, Lontra e Tocantins respectivamente, onde as águas subiram em algumas localidades e deixaram casas atingidas, impactando os moradores.

Nesses locais, a assistência está sendo dada pelos bombeiros da 3ª Companhia (Araguatins) e pelo 2º Batalhão (Araguaína) em apoio as equipes das Defesas Civis locais e Prefeituras.

A Defesa Civil Estadual tem atuado no monitoramento, na coordenação das ações e dando apoio técnico as Defesas Civis Municipais, aos municípios e equipes do Corpo de Bombeiros que estão em campo em todos os municípios atingidos.

Decretação de Situação de Emergência

Corpo de Bombeiros Militar-TO O governo do Estado decretou nesta terça-feira, 17, no Diário Oficial, Situação de Emergências em dois municípios, em decorrência das enchentes, alagamentos e inundações que comprometeram a capacidade de reposta do Poder Público dos municípios afetados, dificultando a identificação precisa da intensidade dos desastres. A abrangência desse decreto alcança os municípios de Araguanã e São Miguel do Tocantins, na área do Povoado de Bela Vista.

A Defesa Civil Estadual recomenda à população afetada por essas inundações e alagamentos que antes de tudo é salvar e proteger a própria vida, a de familiares e amigos. Se precisar retirar algo de sua casa, após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros; coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido. Nunca se deve beber água de enchente ou comer alimentos que estiveram em contato com as águas da inundação.

Orienta ainda sair do local inundado e procurar abrigo onde a família possa se alojar, como casa de parentes e amigos. Em casos como esse, o poder público disponibiliza alojamentos e casas de abrigo para população afetada. Entre em contato com a Defesa Civil local ou ligue para emergência 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar).

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.