Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Atendimento do Sine Serão Feitos Via Aplicativos e Telefone Para Evitar Aglomeração de Pessoas

Data do post: 20/03/2020 16:17:58 Imprimir -  Compartilhar

Foto DivulgaçãoO Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) comunica a população do Tocantins que em virtude  das medidas tomadas para previnir o contágio do Novo Coronavirus os atendimentos ao público presenciais do Sine serão suspensas  a partir desta sexta-feira, 20.

Os trabalhadores poderão continuar acessando os serviços via aplicativos. E caso haja dúvidas os telefones das unidades estarão  disponível de 8h às 18h. Os números estão disponíveis no link https://setas.to.gov.br/trabalho/nucleos-do-sistema-nacional-de-empregos--sine/

Aplicativo Sine Fácil

Com o Aplicativo  Sine Fácil, o trabalhador pode pesquisar vagas de emprego disponibilizadas na rede Sine de todo o Brasil, candidatar-se às vagas, que estejam de acordo com o perfil profissional e agendar entrevistas consultar seu vínculo  empregatícios, bem como atualizar seu cadastro profissional.

Já o empregador pode cadastrar as vagas, pesquisar perfil profissional de candidatos selecioná-los para as entrevistas, acompanhá-las pelo calendário disponível, bem como dar o resultado final no processo seletivo.

Como baixar o Sine Fácil

Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente o APP entrando na Play Store do seu celular. Existem duas formas de entrar no Aplicativo, ao baixá-lo haverá a opção “ENTRAR COM GOV.BR”  e “ENTRAR COM QR CODE”, que é o código disponibilizado nas unidades do Sine. Neste caso, para que o trabalhador não precise ir ao Sine ele pode apenas clicar na opção “ENTRAR COM GOV.BR”  e preencher os campos com os dados CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento. Todo o processo de instalação e preenchimento é autoexplicativo.

Caso tenham dúvida pode consultar o passo a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil/

Carteira de Trabalho Digital

Já a carteira de trabalho digital pode ser habilitada via Aplicativo CTPS Digital, instalado em smartphones com sistema operacional Android e IOS e a mesma funciona como uma extensão do documento físico. Por meio do aplicativo é possível consultar os contratos de trabalho, em que são disponibilizadas informações referentes aos seus vínculos bem como os dados da empresa contratante, cargos e salários.

Em caso de dúvida consulte o passa a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-carteira-de-trabalho-digital/

Seguro Desemprego

Para realizar a solicitação do seguro o trabalhador vai usar o aplicativo da Carteira de Trabalho . O próximo passo é selecionar a opção “ENTRAR COM GOV. BR”.  Todo o processo de instalação, preenchimento e solicitação do seguro desemprego é autoexplicativo.

Caso tenha dúvidas o passo a passo está disponível no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-para-solicitar-seguro-desemprego-pelo-aplicativo/

Documentos necessários para solicitação do Seguro Desemprego

Para dar entrada no benefício pelo Sine Fácil será necessário confirmar as telas com os dados do trabalhador. Por isso é importante ter em mãos os seguintes documentos:

Documento de identificação; RG e CPF

CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social

Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP;

Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;

TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho).

Fonte: Lara Cavalcante/ Governo do Estado