TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Setas e Fetipa Desenvolvem Ação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Município de Peixe

Data do post: 10/07/2019 22:34:27 - Visualizações: (358) Imprimir

Setas-TOCom iniciativas de combate a erradicação do trabalho infantil, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e o Fórum Tocantinense de Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (Fetipa), em parceria com as prefeituras municipais, realizaram na manhã desta quarta-feira, 10, na Praia da Tartaruga, no município de Peixe, uma campanha de conscientização com os comerciantes e frequentadores do balneário sobre a não contratação de crianças e adolescentes para a execução de trabalhos nas praias tocantinenses.

A secretária de Assistência Social do município, Almirani Batista, reforçou o papel desenvolvido pelos integrantes do projeto. “Nosso papel é fazer com que cada jovem e criança entendam o que é trabalho infantil e quais são os seus direitos", enfatizou a secretária.

A orientação da equipe intersetorial é voltada às famílias, empresários, comerciantes e sociedade para que todos possam entender o porquê de dizer não ao trabalho infantil.

Rosimeire Boaventura, que é presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), destaca que “o objetivo é fazer com que se rompa esse ciclo, que as pessoas entendam que seguimos uma legislação e que ela tem que ser cumprida”.

São considerados trabalho infantil as diversas atividades econômicas ou de sobrevivência realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, sejam elas remuneradas ou não.

A técnica de referência da Proteção Social Especial, Vanuzia Batista, falou que  “não basta que as inspeções retirem as crianças e adolescentes do trabalho, é preciso articular um conjunto de políticas públicas para evitar que essas situações se repitam”, ressaltou ela.

As próximas cidades a receberem a equipe intersetorial será Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Santa Tereza do Tocantins, Ponte Alta, Novo Acordo, e Rio Sono.

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.