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Defensoria Pública do Tocantins Supera 7 Mil Atendimentos em Uma Semana de Atuação Remota

Data do post: 08/04/2020 18:41:27 Imprimir -  Compartilhar

Defensoria Pública-TORelatório da Corregedoria Geral, referente ao período de 30 de março a 5 de abril, expõe demanda de atividades em alta nos núcleos regionais da Instituição.

Os números de atendimentos em trabalho remoto apresentados pelo departamento de Estatística da Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), diante de um cenário mundial marcado pelo combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), se superam a cada balanço finalizado. Conforme a última apuração, que data o período de 30 de março a 5 de abril, a Instituição realizou um total de 7.154 atendimentos.

Tratam-se de demandas relacionadas a atendimentos jurídicos a pessoas hipossuficientes, ações na Justiça, orientações, providências processuais, entre outras assistências. A maior demanda segue na área de Família, com 40% da totalidade dos atendimentos, seguido por Cível/Saúde (22%), Criminal (20%), Fazenda e Registros Públicos/Saúde (7%), Execução Penal (5%), Infância e Juventude (3%), Juizado Especial Cível (2%), Precatória (2%) e Juizado Especial Criminal (0,4%).

Com nove núcleos regionais, todos os municípios do Estado estão sendo atendidos, sendo o Núcleo de Palmas e Região com os maiores índices de atendimentos, totalizando 2.015 registros no período citado. Outros núcleos regionais que também se destacam são Gurupi e Região (1.236) e Araguaína e Região (1.020).

Atendimentos remotos

Os números positivos dos atendimentos remotos representam a atuação da Defensoria Pública para medidas de prevenção ao novo coronavírus, já que nos atendimentos à distância (realizados por telefone, e-mail e/ou mensagens de WhatsApp) estão assistidos que não precisaram sair de casa para serem atendidos, evitando, com isso, o fluxo de pessoas nas ruas.

De acordo com a defensora pública corregedora-geral da DPE-TO, Irisneide Ferreira dos Santos Cruz, os números de atendimentos se superam a cada amostragem. “São dados que demonstram comprometimento de membros, servidores, estagiários e colaboradores na entrega ágil da prestação jurisdicional para que o cumprimento da nossa missão não pare neste momento de pandemia”, declara a corregedora-geral Irisneide Ferreira.

O balanço da Corregedoria Geral da Defensoria Pública refere-se aos atendimentos e atividades diretamente relacionados aos assistidos e, portanto, não considera os números das atividades dos setores administrativos e áreas-meios, que também atuam remotamente.

Fonte: Defensoria Pública-TO