Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Ações de Segurança ao Trabalhador e Pacientes São Reforçadas Durante a Pandemia da COVID-19

Data do post: 15/04/2020 17:47:45 Imprimir -  Compartilhar

Singular ComunicaçãoUso de EPIs e protocolos rígidos estão no centro dos procedimentos diários realizados na UPA e HMA.

Durante todo o ano, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC executa protocolos rigorosos de segurança no trabalho para garantir ambientes livres de riscos para colaboradores e pacientes. Em tempos de pandemia da COVID-19, as medidas são reforçadas diariamente junto às equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araguaína Sul e do Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

O mês de abril recebe a cor verde para exaltar a segurança no trabalho com foco nos procedimentos de segurança e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A coordenação da utilização correta dos equipamentos é feita pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - SCIRAS e pelo Núcleo de Segurança do Paciente.

Em cada unidade gerenciada pelo Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, há uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e que conta com o apoio do SESMT. Juntos, eles atuam em todos os departamentos e espaços de atendimento reforçando os cuidados, inclusive com cursos e treinamentos frequentes para atualização de processos.

Em razão da pandemia, no início da crise, os treinamento foram intensificados.

“As campanhas realizadas pelas CIPAs sempre promovem debates, palestras e mobilizações. O objetivo é sensibilizar nossos colaboradores para que foquem na saúde e prevenção dentro do ambiente de trabalho, que é onde passamos a grande parte do nosso dia. Por isso o objetivo do Abril Verde é a conscientização para que as pessoas tenham ambientes seguros e saudáveis que evitem acidentes”, explicou a presidente da CIPA HMA, Neuza Miranda.

UPA

Devido ao fluxo contínuo de pacientes 24 horas por dia, as orientações sobre o uso dos EPI’s são reforçadas a todo momento: máscaras N95, avental, capote, protetor facial e óculos para os colaboradores.

Alguns equipamentos também são estendidos aos pacientes  que apresentam quadros gripais. Eles recebem máscaras ao adentrar na unidade.

“Após a classificação de risco, encaminhamos o paciente para uma sala privativa para aguardar atendimento médico prioritário. Na unidade, foi reservada uma enfermaria com cinco leitos para isolamento em casos moderados e um quarto privativo com um respirador para casos graves”, explica a diretora administrativa da UPA, Silvanilda M. P. de Sousa.

Outras ações

Além do uso de EPIs e de seguir à risca os protocolos  de atendimento, a segurança interna também abrange o descarte adequado de materiais perfuro-cortantes em caixas coletoras devidamente sinalizadas em cada departamento.

Neste mês, todos os profissionais estão sendo devidamente treinados para utilizar re retirar corretamente os EPI’s para evitar contaminação e fazer o descarte correto.

“Como estamos em ambiente hospitalar, trabalhamos muito a questão dos acidentes de trabalho. Abordamos também a parte emocional e as boas práticas do convívio profissional”, enfatiza Sivanilda.

Fonte: Singular Comunicação