TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Ações de Segurança ao Trabalhador e Pacientes São Reforçadas Durante a Pandemia da COVID-19

Data do post: 15/04/2020 17:47:45 - Visualizações: (566) Imprimir

Singular ComunicaçãoUso de EPIs e protocolos rígidos estão no centro dos procedimentos diários realizados na UPA e HMA.

Durante todo o ano, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC executa protocolos rigorosos de segurança no trabalho para garantir ambientes livres de riscos para colaboradores e pacientes. Em tempos de pandemia da COVID-19, as medidas são reforçadas diariamente junto às equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araguaína Sul e do Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

O mês de abril recebe a cor verde para exaltar a segurança no trabalho com foco nos procedimentos de segurança e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A coordenação da utilização correta dos equipamentos é feita pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - SCIRAS e pelo Núcleo de Segurança do Paciente.

Em cada unidade gerenciada pelo Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, há uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e que conta com o apoio do SESMT. Juntos, eles atuam em todos os departamentos e espaços de atendimento reforçando os cuidados, inclusive com cursos e treinamentos frequentes para atualização de processos.

Em razão da pandemia, no início da crise, os treinamento foram intensificados.

“As campanhas realizadas pelas CIPAs sempre promovem debates, palestras e mobilizações. O objetivo é sensibilizar nossos colaboradores para que foquem na saúde e prevenção dentro do ambiente de trabalho, que é onde passamos a grande parte do nosso dia. Por isso o objetivo do Abril Verde é a conscientização para que as pessoas tenham ambientes seguros e saudáveis que evitem acidentes”, explicou a presidente da CIPA HMA, Neuza Miranda.

UPA

Devido ao fluxo contínuo de pacientes 24 horas por dia, as orientações sobre o uso dos EPI’s são reforçadas a todo momento: máscaras N95, avental, capote, protetor facial e óculos para os colaboradores.

Alguns equipamentos também são estendidos aos pacientes  que apresentam quadros gripais. Eles recebem máscaras ao adentrar na unidade.

“Após a classificação de risco, encaminhamos o paciente para uma sala privativa para aguardar atendimento médico prioritário. Na unidade, foi reservada uma enfermaria com cinco leitos para isolamento em casos moderados e um quarto privativo com um respirador para casos graves”, explica a diretora administrativa da UPA, Silvanilda M. P. de Sousa.

Outras ações

Além do uso de EPIs e de seguir à risca os protocolos  de atendimento, a segurança interna também abrange o descarte adequado de materiais perfuro-cortantes em caixas coletoras devidamente sinalizadas em cada departamento.

Neste mês, todos os profissionais estão sendo devidamente treinados para utilizar re retirar corretamente os EPI’s para evitar contaminação e fazer o descarte correto.

“Como estamos em ambiente hospitalar, trabalhamos muito a questão dos acidentes de trabalho. Abordamos também a parte emocional e as boas práticas do convívio profissional”, enfatiza Sivanilda.

Fonte: Singular Comunicação

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.