Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mais de Cem Bombeiros Militares Serão Vacinados Contra H1N1

Data do post: 20/04/2020 16:55:12 Imprimir -  Compartilhar

Corpo de Bombeiros Militar-TOA Campanha de Vacinação Contra a H1N1 será executada nesta segunda-feira, 20, na sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, em Palmas. Começará às 8h e vai até às 12h. A ação deverá alcançar mais de cem servidores, ou seja, todos os que atuam em Palmas. Os bombeiros do interior já estão sendo vacinados nos postos municipais.

O trabalho será comandado por três bombeiros militares e dois policiais militares. Todos eles integram as seções de saúde das respectivas corporações e atenderão numa estrutura montada na frente do 1º BBM.

O fluxo da vacinação será no esquema Drive Thru, com os veículos entrando na rota fazendo o sentido horário. Saindo em seguida. É a primeira vez que o Corpo de Bombeiros Militar realiza uma ação com estruturação nesse formato, contudo, segundo o tenente-coronel Luciano Nakano Junqueira, coordenador da Saúde e Assistência Social do CBMTO, “cada atendimento com a aplicação deverá demorar em torno de três minutos”.

“Essa vacina é muito importante, pois os bombeiros militares são linha de frente para os atendimentos de urgências e emergências, são os primeiros a chegar no local e a prestar os primeiros socorros. Não tem como saber se as pessoas atendidas estão com algum tipo de doenças transmissíveis pelo ar ou contato. Com certeza será mais uma segurança, com os anticorpos no organismo contra determinada doença”, explicou o tenente-coronel.

A Gripe

Segundo a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em seu site, o subtipo do vírus influenza  H1N1 é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus da gripe aviária, do vírus da gripe suína e do vírus humano da gripe. Sua forma de transmissão se dá de uma pessoa para outra pelo contato com secreções respiratórias, partículas de saliva, tosse ou espirro. E, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), também é possível a transmissão pelo contato com superfícies contaminadas.

Prevenção

A melhor forma de prevenir é recebendo a vacina contra a gripe H1N1. Porém, cuidados de higiene também são importantes, como:

• Lavar bem as mãos com água e sabão e utiliza álcool gel com frequência

• Evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz após contato com superfícies

• Não compartilhar objetos de uso pessoal

• Cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar

• Evitar locais fechados e com muitas pessoas presentes

• Evitar beber água em bebedouros públicos. Utilize copo ou garrafa plástica de uso pessoal.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar-TO