TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Novo Sistema Implantado na Adapec Permite Produtor Emitir Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) Online no Tocantins

Data do post: 28/04/2020 16:47:51 - Visualizações: (570) Imprimir

ADAPEC-TOO documento é exigido para o transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário de plantas e produtos vegetais.

A partir desta terça-feira, 28, os produtores rurais que transitam com plantas ou partes de vegetais com restrição fitossanitária, poderão emitir online, a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV). Este documento é exigido para o transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário destes produtos. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) emite anualmente cerca de duas mil PTVs.

“Com a implantação deste sistema de emissão online de PTV, estamos dando sequência ao projeto de desburocratização dos serviços oferecidos pela (Adapec) aos produtores rurais,” comemorou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

A gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal da Adapec, Lidiana Lira Vieira explicou que o sistema facilitará a vida dos produtores rurais em todo o Estado, uma vez que ele poderá acessar e imprimir a PTV direto de casa ou dos escritórios. “Para ter acesso ao serviço, o produtor rural deve procurar a Adapec e realizar um cadastro, onde ele obterá um login e senha para ter acesso à emissão do documento,” esclareceu Lidiana.

Ainda de acordo com a Adapec, os servidores da Agência nas regionais, estão recebendo treinamento para atendimento aos produtores rurais. As regionais que atendem os projetos de fruticultura Manuel Alves, São João e as que possuem Unidade de Produção foram as primeiras a receberem o treinamento, uma vez que estas regionais possuem uma demanda maior de emissão de PTV.

A PTV é exigida para o trânsito de plantas ou partes de vegetais como medida de controle de pragas quarentenária presente, praga não quarentenária regulamentada, praga de interesse da Unidade da Federação e por exigência de país importador, salvo quando for dispensada em normas específica da praga.

Fonte: ADAPEC-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.