Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Setas Fecha Ciclo de Palestras Contra Trabalho Infantil nas Praias Tocantinenses

Data do post: 15/07/2019 12:57:34 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TOA Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) realizou neste domingo, 14, e segunda-feira, 15, as últimas palestras do ciclo de prevenção e erradicação do trabalho infantil nas praias do Tocantins. As ações aconteceram nas cidades de Novo Acordo e Rio Sono, na região do Jalapão.

As palestras, em parceria com o Fórum Tocantinense de Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (Fetipa) e as prefeituras municipais, acontecem desde o início de julho, e são voltadas para autoridades e comunidade; seu objetivo é discutir o enfrentamento ao trabalho infantil, ainda presentes no cotidiano de crianças e adolescentes. Ao todo foram percorridas 13 cidades de todas as regiões do Estado.

Novo Acordo

A ação em Novo Acordo aconteceu no domingo, e contou com a presença do secretário estadual do Trabalho, Jose Messias.

O secretário ressaltou que o trabalho infantil potencializa a pobreza e a marginalização. “Para essas crianças o afastamento da escola é corriqueiro, uma vez que o acúmulo de funções acaba por desestimular a educação; o que acarreta no futuro em falta de capacitação para melhores oportunidades de emprego. Dessa forma, o trabalho infantil mantém o ciclo de pobreza entre as gerações de uma mesma família”, afirmou José Messias.

A secretária municipal de assistência social, Deuzani dos Santos, destacou que “o objetivo foi reunir os diversos segmentos para explicar e repensar o papel de cada um; discutir sobre os obstáculos encontrados e buscar novas alternativas de ação. É importante também, ressaltar a importância do trabalho dos conselheiros tutelares e da comunidade nas denúncias de trabalho infantil”.

Rio Sono

Em Rio Sono as ações de esclarecimentos para comerciantes, sociedade e autoridades locais, acontecem na manhã desta segunda-feira, 15, na Praia Flor do Jalapão, distante 180 km de Palmas.

A secretária de assistência social de Rio Sono, Maria Helena Alves, disse que a atual gestão municipal tem feito várias ações ao longo do ano, trabalhando na prevenção. “O nosso objetivo é aproveitar o grande fluxo de pessoas, por conta do período das praias, para alertar turistas, donos de barracas e ambulantes sobre a problemática do trabalho infantil", ressaltou a secretária.

Fonte: Setas-TO