TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Axixá do Tocantins Ultrapassa os 20 Casos Confirmados de Covid-19 e Moradores Estão Preocupados

Data do post: 12/05/2020 21:39:39 - Visualizações: (966) Imprimir

Foto DivulgaçãoO Município de Axixá do Tocantins registrou, nesta terça-feira (12), 23 casos confirmados de pessoas com covid-19 e a primeira morte pela doença na cidade. Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, outras 52 pessoas estão em isolamento domiciliar apresentando sintomas da doença.

Além disso, mais 75 pessoas estão sendo investigadas pela Secretaria de Saúde. Moradores da cidade estão assustados com o aumento de casos na cidade.

“Aqui a situação tá muito complicada. Muitas pessoas não respeitam o isolamento e até aquelas que tiveram contatos com doentes andam na rua tranquilamente. Aqui se a Justiça não intervir a situação vai piorar. Eu mesmo vivo morrendo de medo aqui em casa”, relatou uma moradora do bairro Vitaliano Brandão que não quis se identificar.

E o que deixa a situação mais agravante é a cidade não ter um hospital para atendimento desses pacientes. Todas as pessoas que passam mal na cidade são encaminhadas para o Hospital Regional de Augustinópolis, que fica pouco mais de 20km de distância.

A Prefeitura de Axixá adquiriu um equipamento para fazer a dedetização na cidade, mas a ação ainda não começou. A Secretaria de Saúde mantém equipes em regime de plantão para atender os chamados de pessoas com sintomas da covid-19. Quem tiver com sintomas da doença pode ligar no telefone (63) 99210-2766 para receber atendimento.

Morte

Foto DivulgaçãoA primeira vítima da covid-19 em Axixá foi a professora Francisca de Sousa Lira, 43 anos. Ela foi internada no Hospital Regional de Augustinópolis no fim de abril após passar mal com fortes dores no peito. Conforme relatos do marido da professora à TV Anhanguera, ela fez exame em Augustinópolis e deu positivo para covid-19. Após essa confirmação, Francisca foi transferida para Araguaína. Onde fez outros testes e confirmou a doença. Ela morreu nessa segunda-feira (11) e o corpo foi enterrado em Axixá.

Além de Axixá, outras seis mortes já foram registradas em municípios do Bico do Papagaio. São eles: Augustinópolis (2 mortes), Araguatins (1), São Miguel (1), Aguiarnópolis (1), Sítio Novo (1). Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, o estado já registrou 15 morte até esta segunda-feira (11).

Doença

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Ele provoca a doença chamada Covid-19, que já matou mais 12 mil pessoas no Brasil.

Período de incubação da doença, que é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção pelo vírus, pode ser de 2 a 14 dias. Os principais sintomas da doença são: febre, tosse e dificuldades para respirar. Há também registros de dores de cabeça, ardência nos olhos e perda de olfato e paladar.

Para evitar a doença, o recomendado pelo Ministério da Saúde é lavar as mãos constantemente com água e sabão, usar máscara, usar álcool em gel e manter o distanciamento social.

 

Fonte: Alan Milhomem

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.