Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Apoiados Pela Secretaria de Saúde, 4 Pacientes São Curados de Coronavírus em Porto Franco

Data do post: 18/05/2020 18:25:41 Imprimir -  Compartilhar

Ascom/Prefeitura de Porto FrancoNeste sábado, (16), o município de Porto Franco registrou os primeiros casos de recuperação do novo Coronavírus.

Quatro dos primeiros pacientes a testarem positivo para Covid-19, já estão sendo considerados curados.

Três deles se mantiveram estáveis durante toda a doença, com sintomas leves, foram medicados em domicílio, cumpriram a quarentena e hoje, sem apresentar sintomas, receberam alta.

O outro paciente, foi internado no isolamento do Hospital Maternidade Aderson Marinho, no dia 26.04 com sintomas moderados, não apresentando melhoras, no dia seguinte foi encaminhado para o Macroregional de Imperatriz, onde permaneceu internado sem necessidade de UTI. No dia 02.05 recebeu alta hospitalar e cumpriu isolamento em sua residência, sem apresentar sintomas.

Desde os primeiros casos do novo Coronavírus no Maranhão, o município de Porto Franco tem adotado medidas para a prevenção e o enfrentamento da doença, evitar a propagação acelerada do vírus e assegurar o atendimento nos serviços de saúde foram as principais ações.

No início dos registros de casos positivos no município, foi adotado o protocolo de tratamento com medicação desde a fase precoce da doença.

“Diagnosticar e tratar a doença precocemente é o nosso objetivo. Evitando que nossos pacientes cheguem ao estado mais temido, que são os casos graves com necessidade de internação e leito de UTI”, destacou o prefeito e médico, Dr. Nelson Horácio, e finalizou fazendo um alerta para a população, “Estamos nos dedicando incansavelmente, queremos muito ver todos bem e nossos doentes curados. E precisamos da colaboração da população, portanto, procurem os serviços de saúde logo que apresentarem os primeiros sintomas. É importante a população tomar todas as medidas de prevenção e manter o isolamento social. Não propaguem notícias falsas que só servem para disseminar o pânico nas pessoas, esse é um momento de união e de solidariedade para com todos, principalmente com os enfermos e com as famílias enlutadas, como sempre digo, o inimigo é um só, é o Coronavírus”.

No Hospital Maternidade Aderson Marinho foi criada uma triagem exclusiva para casos suspeitos e confirmados de Coronavírus, que funciona 24h por dia, com entrada pela lateral do hospital.

As Unidades Básicas de Saúde, também, possuem profissionais capacitados para atender suspeitos de Covid-19.

Atualmente, foram registrados 21 casos positivos no município. Desses 21 casos, 5 receberam alta, 10 permanecem sem sintomas em isolamento domiciliar, 1 encontra-se internado no Macroregional de Imperatriz, 1 encontra-se isolado no Hospital Maternidade Aderson Marinho (HMAM) e 4, infelizmente, vieram a óbito, deles 2 residiam no município de Ribamar Fiquene, 1 em Imperatriz e 1 em Porto Franco.

É importante destacar que o município de Porto Franco é pólo e o Hospital Maternidade Aderson Marinho recebe pacientes encaminhados pelos municípios de São João do Paraíso, Lajeado Novo, Campestre e Ribamar Fiquene. Conforme o Plano de Contingência de manejo de corpos, as vítimas fatais devem ser enterradas no município em que falecerem, num local específico do cemitério para vítimas de Covid-19, em covas pré-cavadas. Portanto, pacientes de outros municípios que estiverem internados no hospital de Porto Franco e vierem a óbito, deverão ser enterrados no cemitério de Porto Franco.

 

Fonte: Ascom/Pefeitura de Porto Franco