TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Defesa Civil Estadual dá Início à Operação Fora Covid Com Sanitização de Espaços Públicos Em 20 Cidades

Data do post: 19/05/2020 09:58:11 - Visualizações: (400) Imprimir

Os trabalhos começaram na noite desta segunda-feira, envolvendo dezenas de bombeiros militares, viaturas e equipamentos

Bombeiros militares deram início na noite desta segunda-feira, 18, à Operação “Fora Covid”, desencadeada pela Defesa Civil Estadual, por meio do Corpo de Bombeiros Militar. A ação foi determinada pelo governador Mauro Carlesse, visando alcançar as vinte cidades do Tocantins onde o novo coronavírus, o covid-19, está com os maiores índices. O norte do está tem a maioria dos casos confirmados.

O trabalho de aplicação de produto à base de água misturado com uma porção de 12% de hipoclorito de sódio começou por volta das 19h, na maioria das cidades. A orientação às equipes é que a ação vá até à 01h da madrugada, nos pontos de maior aglomeração de pessoas.

“E esse é o momento de menor concentração de público, visto, inclusive, que nessas localidades, houve a decretação de lockdown, um bloqueio para diminuir a circulação de pessoas e ajudar no combate ao coronavírus”, destacou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

O último Boletim do Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), nesta segunda-feira, revela a existência de 1.496 casos de pessoas infectadas com a doença no Tocantins. Já são 32 óbitos.

Corpo de Bombeiros Militar-TOA sanitização é feita usando caminhões auto bomba tanque, motobombas portáteis e bombas costais motorizadas. Para isso, as equipes de bombeiros militares foram enviadas a algumas cidades ainda no domingo de manhã, como São Miguel do Tocantins, Couto Magalhães, Xambioá e Tocantinópolis.

As demais cidades que são alvos da Operação são: Palmas, Araguaína, Gurupi, Cariri do Tocantins, Nova Olinda, Paraíso do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Axixá do Tocantins, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Praia Norte, Maurilândia do Tocantins, Wanderlândia, Augustinópolis e Darcinópolis.

“Como a maior parte das cidades a receber as aplicações está na região norte, foi preciso formar equipes de apoio em Palmas. Nesta segunda-feira, a tarde, os militares fizeram um levantamento dos pontos de maior aglomeração de pessoas e, já a noite, iniciaram a pulverização do produto”, relatou o tenente-coronel.

Os bombeiros militares vão aplicar o produto em estações de ônibus, feiras cobertas, em frente a agências bancárias, casas lotéricas, postos de saúde, entre outros.

Chuva em Palmas

Na capital do Estado, em diversos pontos seria aplicado do produto, porém, com a chuva que caiu desde o início da tarde, adentrando a noite, fez com que a ação fosse adiada. Entre as localidades previamente estabelecidas estavam pontos na Avenida JK, Unidades de Pronto Atendimentos, Hospital Dona Regina, Feiras cobertas, e em frente às agências bancárias na Avenida Tocantins, em Taquaralto, dentes outros.

A programação na cidade será iniciada nesta terça-feira, a partir das 19h.

Segurança

Segundo o coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, “o tempo para a operação é indeterminado e vai ocorrer enquanto houver necessidade de proporcionar ambientes mais limpos e seguros aos moradores desses municípios”.

“Essa é uma ação de desinfecção que será realizada em locais que possivelmente estão contaminados. Sempre que uma pessoa contaminada, mesmo que assintomática, frequenta locais como esses, ela acaba propagando o vírus, fazendo com que outras pessoas se contaminem. Então é uma iniciativa muito assertiva do governador Mauro Carlesse. Se uma vida for preservada em decorrência dessa descontaminação, já valeu toda a operação”, afirma Reginaldo Leandro.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.