TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Sustentabilidade e Agronegócio no Cerrado São Destaques na Agrotins 2020 100% Digital

Data do post: 19/05/2020 16:09:34 - Visualizações: (424) Imprimir

Portal do TocantinsCom o tema “Cerrado Sustentável”, a Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2020 100% Digital terá uma abordagem especial este ano, reunindo o principal bioma do Estado com o conceito chave para a agricultura moderna do século XXI: a sustentabilidade.

Realizada em uma plataforma on-line, a Agrotins 2020 100% Digital ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de maio com diversos expositores e palestrantes, além de workshops e uma programação especial transmitida ao vivo pelo site www.agrotins.to.gov.br.

Seguindo o viés da sustentabilidade, está marcada para o primeiro dia da Agrotins a palestra “Importância e Conservação do Cerrado Brasileiro”, com os professores da Universidade de Brasília (UNB), Marcelo Kuhlmann e Thainá Zaneti, além do I Simpósio Estadual sobre Agroindustrialização de Frutos do Cerrado.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, que fará a abertura do simpósio, essa realização tem como objetivo ampliar a renda dos produtores usando de forma sustentável o potencial de cultivo do bioma. “A discussão sobre agroindustrialização é fundamental para a cadeia produtiva do Estado e se conseguirmos unir ainda mais os conceitos de sustentabilidade, nosso agronegócio vai longe. Atualmente, o Tocantins já ocupa o primeiro lugar na colheita de frutos da região Norte do Brasil. Estamos indo bem”, pontua.

Agroflorestas

Já no segundo dia de programação, estão marcadas as palestras “Restauração do Cerrado” e “Promoção do Desenvolvimento Sustentável por meio do uso da Biodiversidade e de Sistemas Agroflorestais (SAF) no Bioma Cerrado”, por meio do projeto Bem Diverso.

Os sistemas que envolvem a agrofloresta estão começando no Tocantins, conforme destaca o engenheiro florestal Fernando Dorta, que responde pela Gerência de Agroenergia e Floresta da Seagro. “Nos últimos dois anos, a Seagro iniciou um projeto com cursos de capacitação sobre o tema, que tornaram os produtores verdadeiros disseminadores desse conhecimento. Com a agrofloresta, é possível aproveitar dentro das lavouras o bioma nativo, sem desmatar e mantendo espécies tradicionais de nossa região. A medida enriquece mais ainda a área de cultivo, além de ampliar as possibilidades de ganho com a terra”, destaca.

Projeto ABC

No dia 29 maio, que finaliza a programação da Feira, o tema sustentabilidade estará dialogando com a pecuária e o plantio de soja, por meio da palestra “Plataforma Pecuária de Baixo Carbono Certificada” e com o Projeto ABC (Agricultura de Baixo Carbono) no Tocantins.

De acordo com Marcelo Marcelino, gerente de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono da Seagro, o Tocantins é reconhecido na região Norte como o estado que mais apresentou projetos nesta área, e entre os diferenciais para o sucesso estão as parcerias com instituições, como a Empraba e Ruraltins, que traçam estratégias de integração entre a pesquisa e extensão.

Novo Coronavírus

Diante do cenário de crise com o novo Coronavírus, a Agrotins 2020 100% Digital recebe também a palestra de Gleysson Machado, do Portal do Biogás, que vai abordar de forma inédita o agronegócio sustentável e as possíveis soluções diante da pandemia.

“O agronegócio [sustentável] indica que a produção de alimentos descentralizada vai ser importante para resolver o caos gerado pela crise do novo Coronavírus, principalmente na questão de logística e distribuição de alimentos. A ideia é fechar toda a cadeia produtiva de forma integrada, envolvendo o uso de biodigestores, conectando a agricultura com a pecuária", finaliza.

Agrotins 2020

A Agrotins 2020 100% Digital envolve ainda diversas outras áreas do agronegócio, e será responsável por apresentar ao produtor rural as principais novidades em serviços, produtos e tecnologias para o campo.

Para saber mais sobre o evento basta acessar o site www.agrotins.to.gov.br e também acompanhar as redes sociais do Governo do Tocantins, que compartilham diariamente informações sobre a edição deste ano.

Fonte: Portal do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.