TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

CIOPAER Apoia Defesa Civil no Mapeamento de Pontos de Captação de Água Para Combate a Incêndios no Tocantins

Data do post: 20/05/2020 10:48:18 - Visualizações: (337) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TOAção do CIOPAER em parceria com a Defesa Civil Estadual visa fortalecer o combate a incêndios florestais no Estado.

Com a proximidade do período de estiagem, que afeta todo o Estado do Tocantins, sobretudo, nos meses de julho, agosto e setembro, as forças de segurança já iniciaram o planejamento de ações para enfrentamento dos efeitos adversos que resultam da baixa umidade do ar, a exemplo dos incêndios que assolam e devastam grandes áreas de mata e pastagens em várias regiões do Tocantins.

Desse modo, o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER – TO), órgão vinculado à Superintendência de Segurança Integrada (SSI) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP – TO), está apoiando o planejamento estratégico que está sendo realizado pela Defesa Civil Estadual, que está mapeando e catalogando os pontos estratégicos para captação de água a ser utilizada no combate a incêndios com o emprego de helicóptero e uso helibalde durante o período de estiagem no Tocantins.

O trabalho feito pela Defesa Civil tem por objetivo agilizar a resposta ao incêndio e amenizar os riscos da operação, uma vez que, com o apoio de um operador aerotático do CIOPAER, é feita a correta avaliação de potenciais riscos à atividade aérea (Rede de alta e baixa tensão, Fios, tocos, objetos soltos). Além disso, é estabelecido estudos para criar novos tanques que podem vir a ser úteis em regiões que não possuem pontos de captação, o que implica numa menor eficiência do emprego do helicóptero

Conforme o diretor do CIOPAER, major QOPM Bruno Coelho Mendes, mesmo mergulhados nas ações de enfrentamento da pandemia de COVID-19, o Centro se prepara para atender as demais missões que são apresentadas à Unidade Aérea Pública do Estado. Entre elas, o diretor destaca as ações de fiscalização, monitoramento e combate aos incêndios florestais, que anualmente exigem o emprego do meio aéreo (helicóptero) pertencente e operado pela Secretaria da Segurança Pública - SSPTO, através desta Unidade Aérea Integrada pelas forças de segurança do Estado Corpo de Bombeiro Militar (CBM – TO), Polícia Civil (PC-TO) e Polícia Militar (PM-TO).  

O Diretor do CIOPAER também ressalta todo o salutar processo de integração entre os órgãos e agentes envolvidos, que despidos de vaidades institucionais ou pessoais buscam, com exclusividade, atender prontamente e de maneira eficiente e eficaz os anseios da sociedade.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.