TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Registro de Indústria de Produtos de Origem Animal Tem Aumentado a Procura no Tocantins

Data do post: 28/05/2020 19:29:17 - Visualizações: (383) Imprimir

ADAPEC-TOProdutos de origem animal inspecionados garantem saúde pública e crescimento econômico mesmo com o desafio da pandemia da Covid-19, empresários tocantinenses têm procurado registrar as indústrias no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), executado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Os dados mostram que durante todo o ano de 2019 cinco empresas buscaram esse registro, e este ano de janeiro até o momento já são quatro novos estabelecimentos adequados ao Sistema totalizando 40 em todo o Estado. Um deles, o primeiro abatedouro de aves caipiras melhoradas, foi inaugurado no dia 12 de maio, em Palmeirante.

A gerência de inspeção da Agência é responsável pelo registro e fiscalização das empresas que produzem matéria prima e aquelas que atuam desde a manipulação à embalagem dos produtos de origem animal tais como: carne, leite, pescado, ovos, mel e seus derivados, que fazem a comercialização no estado do Tocantins. “Temos uma equipe especializada para orientar sobre as normas exigidas na legislação e garantir que elas sejam cumpridas, bem como para acompanhar as indústrias periodicamente ou diariamente dependendo do segmento”, disse o gerente de inspeção animal, Antônio Caminha.

SISBI

Além do SIE, o Tocantins conta com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

A Adapec tem equivalência federal no serviço de inspeção, por isso pode certificar empresas com selos de inspeção municipal ou estadual, para expandir a comercialização dos produtos em todo o País. Atualmente, o Estado conta com cinco empresas aderidas ao Sisbi, habilitadas a comercializarem seus produtos de origem animal para todas as unidades federativas do Brasil.

Informações

Para o empresário que desejar mais informações sobre registro e ao selo de inspeção estadual, é simples. Acesse o site adapec.to.gov.br, no menu Área Animal e clicar no link inspeção animal. Lá estão disponíveis todos os serviços prestados pela área. O interessado também pode acessar nessa ferramenta “orientação processual completa” que contém informações técnicas necessárias para cada etapa de solicitação do selo de Inspeção Estadual.

Em caso de dúvidas, ligar para o telefone 3218-2138 ou enviar e-mail para adapecsia@gmail.com que suas solicitações serão respondidas pela equipe técnica da Gerência de Inspeção Animal da Adapec.

Fonte: ADAPEC-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.