TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

UFT e Lacen Firmam Parceria Para Realização de Exames Diagnósticos Para Covid-19

Data do post: 28/05/2020 19:40:01 - Visualizações: (348) Imprimir

Superintendência de ComunicaçãoEm reunião realizada na última terça-feira (26), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq) e do Comitê Excepcional Covid-19 da UFT, reuniu-se com as gestoras do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) para traçarem estratégias para o combate à pandemia Covid-19 no estado.

Dessa parceria, a UFT solicitará o cadastro dos laboratórios de pesquisa situados em Araguaína, Palmas e Gurupi para a realização de exames diagnósticos via RT-PCR para auxiliar o Lacen-TO e dar agilidade nos resultados dos exames, principalmente em Araguaína, cidade com maior índice de casos da Covid-19 no Tocantins. A metodologia RT-PCR que será utilizada para realização de exames diagnósticos da Covid-19 é preconizada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Lacen-TO realizará uma visita in loco nos laboratórios da UFT para verificar a possibilidade de certificação, sendo que no Câmpus de Araguaína, essa visita está prevista para o início de junho. A UFT já solicitou a aquisição de reagentes e demais insumos para a realização dos exames, assim como a compra de equipamentos de RT-PCR, Freezer-80 e cabines de proteção biológica.

Participaram da reunião, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Raphael Sanzio Pimenta, o membro do Comitê Excepcional COVID-19 da UFT, professor Flávio Milagres, a superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Joaquina Bezerra de Carvalho, a diretora do Lacen-TO, Jucimária Dantas Galvão, a responsável pela Rede de Laboratórios e Gestão da Qualidade, Anyelli Siqueira da Cunha e a responsável pelo setor de Biologia Molecular do Lacen-TO, Sirlene Borges Damasceno.

Fonte: Superintendência de Comunicação

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.