TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

DPE-TO Solicita Informações de Casos de Covid-19 Considerando Critérios Étnico Raciais e de Gêneros

Data do post: 02/06/2020 18:00:11 - Visualizações: (312) Imprimir

Defensoria Pública-TONa ausência de respostas, a Defensoria Pública reforça que tomará as medidas jurídicas pertinentes.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), solicitou ao Estado dados da covid-19 levando em consideração critérios étnico-raciais e de gêneros.

No pedido, a coordenadora do NDDH, defensora pública Carina Queiroz de Farias Vieira, requer informações dos casos suspeitos, confirmados e curados da infecção da doença no Tocantins, além das mortes confirmadas ou suspeitas levando em consideração critérios de raça, gênero, faixa etária e deficiência. A recomendação destaca, ainda que, quando for o caso, que seja indicado o pertencimento da vítima a comunidade quilombola ou tradicional, ou se tratar de indígena.

Para a recomendação, a Defensoria Pública levou em conta, entre outros pontos, a inexistência de diretrizes específicas no Plano Estadual de Prevenção e Combate ao covid-19 destinado às comunidades tradicionais quilombolas; e que a população negra tocantinense, especialmente os povos tradicionais, deve ser protegida da infecção do Coronavirus (COVID-19), com medidas especiais.

De acordo com a Defensora Pública, a solicitação é “de modo a permitir maior eficiência e transparência da comunicação oficial do estado do Tocantins, bem como a quantização dos grupos vulneráveis a fim de subsidiar possíveis políticas públicas”.

Na ausência de respostas, a Defensoria Pública reforça que tomará as medidas jurídicas pertinentes.

 

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.