TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Hospital Geral de Palmas Realiza Primeira Cirurgia Pediátrica Para Tratar Hidrocefalia

Data do post: 23/06/2020 17:35:33 - Visualizações: (226) Imprimir

Secretaria de Saúde do TocantinsO Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou com sucesso a primeira cirurgia neuroendoscopia pediátrica por meio de cirurgia de vídeo (usando a tecnologia da telemedicina). A paciente de um ano e meio nasceu com hidrocefalia congênita, com a presença de cistos cerebrais, utiliza válvula para ajudar a eliminar o excesso de líquido no cérebro e teve a oportunidade de fazer o procedimento realizado em poucos estados do país.

“A neuroendoscopia é um material específico para cirurgia de crânio guiada por vídeo (um monitor disponível ao cirurgião) e o endoscópio rígido introduz no crânio para identificar os cistos cerebrais. A cirurgia neuroendoscopia é considerada minimamente invasiva, onde é feito um pequeno corte. O objetivo da Neuroendoscopia é comunicar os cistos intracranianos”, explicou o neurocirurgião do HGP, Vinicius Bessa, que acompanhou o procedimento.

O especialista acrescentou que há outras indicações para a neuroendoscopia na prática médica como: estenose do aqueduto ou tumores (neoplasias) no interior do ventrículo para realizar biópsia.

O diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, destacou o trabalho dos profissionais. "É uma satisfação muito grande contarmos com profissionais qualificados que podem realizar este tipo de procedimento de alta complexidade na área de neurocirurgia no HGP", enfatizou.

A ação contou com os médicos neurocirurgiões Roberto Morisco, Pedro Henrique e Eduardo Pacheco e a equipe do serviço de neurocirurgia, além do suporte dos servidores do centro cirúrgico do HGP.

O HGP é referência na região Norte na realização de cirurgias intracranianas. Em 2019, foram executadas quase 600 procedimentos incluindo arteriografias.

Fonte: Secretaria da Saúde do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.