TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Tocantins Supera 1 Milhão de Toneladas No Cultivo do Milho Segunda Safra

Data do post: 01/07/2020 15:48:54 - Visualizações: (168) Imprimir

ADAPEC-TOA projeção de colheita do milho segunda safra no Tocantins é positiva. Até 30 de junho deste ano, os agricultores colheram 25% da produção total e, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o milho continua como uma das culturas em destaque mesmo ocupando apenas 18,1% de toda área plantada de grãos no Estado.

A produção do milho deve bater recorde com a marca de 1,2 milhão de toneladas, um ganho superior a 20% comparado à safra 2018/2019. Ainda conforme a Conab, a área plantada de segunda safra de milho deve ser consolidada como a maior da história do cultivo deste grão, tendo em vista que plantios nominados como safrinha iniciaram somente a partir de 2003, no Tocantins. A previsão é que o Estado tenha saltado dos 201 mil para mais de 240 mil hectares, incremento superior a 19% em relação à safra passada.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Dourado, levando em conta a média brasileira, os resultados são de alta relevância. “O crescente número advém do trabalho realizado pelo Governo do Estado quando gera incentivos para que mais indústrias invistam no Tocantins e o apoio à pesquisa. Vale lembrar a crescente verticalização de cadeias produtivas de proteína animal em que o milho é o principal insumo, com isso, cresce a demanda”, pontua.

Os reflexos positivos do incremento de área e produção estão relacionados aos bons rendimentos médios alcançados na segunda safra pelos produtores e que segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira, esses resultados decorrem também das boas condições climáticas do Estado. “O clima favorável corrobora para investimentos de empresas e produtores, que esperam produtividade superior aos 90 sacos por unidade de área”, destaca o engenheiro.

Área colhida - Produtores

Associações, cooperativas e produtores apontam para diferentes percentuais de área colhida em suas respectivas regiões do Estado. A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Cooap), no município de Pedro Afonso, presidida pelo também produtor de grãos, Ricardo Khouri, sinaliza para cerca de 30% de área colhida de seus cooperados.

Já a empresa Frísia, com sua sede no Tocantins na região de Paraíso do Tocantins, aponta área colhida de 15%, conforme informações de Érika Lima, gestora da unidade.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja), Maurício Buffon, relata que, na região dos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Santa Rosa e outros circunvizinhos, a área colhida deve girar em aproximadamente 20%.

A colheita do milho safrinha é muito importante para o avanço da produção de grãos, pois é mais uma alternativa para o agronegócio. “Vale ressaltar que a colheita segue em ritmo acelerado e seguindo tendência, a produção é bem mais expressiva do que o cultivo da primeira safra”, reforça o engenheiro agrônomo, Thadeu Teixeira.

 

Fonte: ADAPEC-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.